Oposição: Grupo de Belauto Bigode se consolida como a maior força política em Alto Longá

[ad_1]

Em Alto Longá, na região Centro-Norte do Piauí, a menos de três meses das eleições municipais de outubro próximo, o cenário político é de polarização entre duas pré-candidaturas a prefeito, sendo elas, o ex-controlador-geral do município Professor Isaac Manoel (PSD), apoiado pelo atual gestor Henrique César (PSD) e pelos deputados Júlio César Lima (federal), Georgiano Lima (estadual) e Jussara Lima (senadora) e Belauto Bigode (PT), apoiado pelo governador Rafael Fonteles (PT), deputada estadual Ana Paula Araújo (MDB) e ex-deputado estadual, ex-senador, ex-secretário da SASC e diretor-presidente da AGESPISA, José Santana (PT) e Wellington Dias (ministro do Desenvolvimento Social).

Antes, o pré-candidato a prefeito de Henrique César estava sendo cotado o atual vice-prefeito Marciel Sindô (PP). Porém, o acordo não foi cumprido por parte de Henrique César. Daí, gerou o descontentamento de Marciel Sindô que desistiu de levar adiante o seu projeto de ser pré-candidato a prefeito e rompeu politicamente passando a apoiar Belauto Bigode pela oposição. Ele ainda levou sua irmã vereadora Lanna Sindô e outras importantes lideranças políticas.

Mesmo sem ter ainda ocupado nenhum cargo eletivo, o líder político Belauto Bigode (PT), de 40 anos de idade, vem se consolidando nessa pré-campanha eleitoral de 2024, como sendo a maior força política do município de Alto Longá, visando vencer as eleições de outubro próximo para o cargo de prefeito.

Nesse cenário, Bigode está bastante fortalecido e esvaziou a base do prefeito Henrique César deixando bem reduzida e enfraquecida. Ao longo de 2023, recebeu adesões de importantes lideranças como os vereadores Cícero Branco e Rúbia Leal, Vagner da Emplacadora, além do suplente de vereador Manoel Macaco. Mais adiante, em dezembro último, foi a vez do ex-prefeito Flávio do Teté e sua mulher vereadora Socorrinha que deixaram a base do prefeito Henrique César.

Pela oposição, o líder político Belauto Bigode (PT), discreto, sem afobação, segue liderando as pesquisas de intenção de voto, abrindo caminho para ser o próximo prefeito do município no pleito de outubro deste ano. Bigode é amigo pessoal do governador Rafael Fonteles (PT), de quem receberá o apoio incondicional nessa disputa eleitoral. Nesse cenário, Belauto Bigode conta com a formação de uma base forte reunindo expressivas lideranças políticas, sendo o maior grupo político pronto para o pleito eleitoral daqui a três meses.

Atualmente, a base de oposição liderada por Belauto Bigode já conta com seis dos atuais nove vereadores, sendo eles, Dudu Pacheco, Vagner da Emplacadora, Cícero Branco, Rúbia Leal, Socorrinha do Flávio do Teté e Lanna Sindô, considerada maioria com folga na Câmara Municipal de Alto Longá. Assim, a oposição está forte.

Belauto Bigode conta também com o apoio dos ex-prefeitos César Sindô (ex-deputado estadual) e Flávio do Teté, que ajudou a eleger o prefeito Henrique César por dois mandatos.

O pré-candidato a prefeito da situação governista municipal Professor Isaac Manoel tem como vice-prefeito em sua futura chapa o ex-vereador e suplente Professor Batista Goiabeira. Já Belauto Bigode pela oposição tem como vice a vereadora Socorrinha do Flávio do Teté, que vem a ser a mulher do ex-prefeito Flávio do Teté.
Em 2020, por exemplo, o Belauto Bigode perdeu por menos de 200 votos para prefeito de Alto Longá pelo PT. Na época, o seu de vereadores era muito fraco. Significa dizer que ele teve uma excelente votação com os candidatos da base do prefeito Henrique César em 2020.

CONVENCAO 

O governador Rafael Fonteles (PT) confirmou presença na convenção que vai confirmar a candidatura de Belauto Bigode (PT) para prefeito de Alto Longá, que acontecerá na próxima quinta-feira, 25.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto