A reabertura do Parque Nacional Serra da Capivara – prevista para setembro – contará com uma novidade em seus serviços.
A direção do parque adquiriu, através de doação, uma cadeira de rodas adaptada para visitação. É a cadeira Julietti que ajuda na acessibilidade em trilhas e montanhas para pessoas com deficiência subir serras e contemplar as vistas panorâmicas.
A cadeira é produzida pela ONG Montanhas para Todos que tem sede no interior de São Paulo.
A arqueóloga Niède Guidon pagou, com recurso próprio, o frete da cadeira e o equipamento já se encontra no parque.
A chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, Marrian Rodrigues, comemorou a chega da cadeira Julietti e disse que haverá funcionários para atender os visitantes que precisarem do equipamento.
“Temos vários sítios arqueológicos com acessibilidade para pessoas com limitações físicas como cadeirantes, mas para subir as serras, vê as vistas panorâmicas não tínhamos nenhuma estrutura de acessibilidade nesse porte e com a cadeira isso será possível”.
Guilherme Simões e Juliana Tozzi
Julietti é o nome carinhoso dado para a cadeira adaptada desenvolvida pelo Guilherme Simões para ajudar a Juliana Tozzi, sua esposa, e todas as pessoas com mobilidade reduzida a passar por trilhas de difícil acesso. O projeto tem o objetivo de espalhar Juliettis por todo Brasil.
Instituto Montanha para Todos foi criado para permitir e incentivar o acesso à natureza para pessoas com algum tipo de deficiência motora, através do desenvolvimento de equipamentos adaptados com design e inovação tecnológica, incentivando o uso compartilhado dos equipamentos e criando um grande banco de voluntários para auxiliar as pessoas que queiram utilizar os equipamentos.