Pesquisa Amostragem diz que 39% dos teresinenses são de esquerda e 26,5% de direita

A esquerda aparece como a principal orientação política dos teresinenses, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Amostragem em parceria com a Associação de Blogueiros do Piauí (ABEPI) e o Portal 180graus. Segundo os dados, 39% dos entrevistados se identificam com a esquerda, superando a direita, que soma 26,5%, e o centro, com 19%. Outros 8,5% afirmaram não se alinhar a nenhuma posição ideológica, enquanto 7% não souberam ou preferiram não responder.

O resultado indica que, apesar do crescimento de grupos políticos à direita no cenário nacional nos últimos anos, Teresina mantém uma predominância da visão progressista. O centro político, por sua vez, continua representando uma parcela relevante, mas menor, do eleitorado.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "Pesquisa ORIENTAÇÃO IDEOLÓGICA Esquerda 39% Nenhuma 19% 8,5% Centro Não sabe não respondeu 7% 26,5% Direita Pesquisa realizada em Teresina de29/julho a3 de gosto agosto/2025 2025 Ao AMOSTRAGEM ABEPİ ASOOAÇAODEB.ORLEROS.0OPALI BLOBUER ASSODAÇAOO POLÍTICA PIAUÍ"

Detalhamento dos resultados
• Esquerda: 39%
• Direita: 26,5%
• Centro: 19%
• Nenhuma posição: 8,5%
• Não sabe/não respondeu: 7%

Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de julho e 3 de agosto de 2025, com 400 eleitores de 16 anos ou mais, residentes na zona urbana e rural de Teresina. As entrevistas foram presenciais, domiciliares e individuais, aplicadas por meio de tablets ou smartphones, com amostragem não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda e localização geográfica.

O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de até 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos. A supervisão e checagem abrangeram 20% das entrevistas.

Fonte 180graus

Deixe um comentário

Portal MPiauí