Piauí registra a maior temperatura e a menor umidade do Brasil em 24 horas

Não é por acaso que turistas e visitantes quando vêm ao Estado do Piauí se queixam do calor. Os piauienses já estão acostumas e chegam até a brincar com a situação. Dizem que um ovo é fritado no asfalto por causa do calor. E urubus batem só uma asa, por que a outra, é para se abanar. Estórias de piauienses.

Mas voltando para o real. As cidades de Oeiras, São João do Piauí e Canto do Buriti registraram as menores umidades do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Oeiras liderou o ranking com apenas 9% de umidade relativa do ar. Em seguida, São João do Piauí, com 10%, e Canto do Buriti, com 11%.

Outras cidades do estado também figuraram na lista, Picos, 12%, e Paulistana, 13%, ocupando a quinta e sexta posição. A quarta cidade do Brasil com menor umidade foi o município baiano de Ibotirama, com 12%.

Imagem reprodução.

Uruçuí e Valença do Piauí registraram 14%. Segundo a meteorologista Sonia Feitosa, as cidades do Sul do estado tem sofrido mais e a expectativa de chuvas está para o mês de novembro.

“A gente realmente está sentindo muito mais calor porque além das mudanças climáticas o solo já está muito estressado. São muitos dias sem chuva e a atmosfera está muito quente, então em um dia mais quente fica aquela sensação e ainda está aumentado. Vai fazer calor ainda nesses resto de outubro, novembro ainda bem quente. Começam a apontar as primeiras chuvas, no Sul do estado, mais ou menos até chegarmos em novembro e se consolidar no início da estação chuvosa”, explica a meteorologista.

Ovo cozinha dentro de galinheiro no calor de Piauí
Imagem reprodução

Além de registrar a menor umidade do país, a cidade de Oeiras também apontou como a cidade mais quente do Brasil nas últimas 24h. De acordo com o Inmet, a cidade bateu os 40.8°C. Teresina ficou na quarta colocação com 39.9°C.

Alerta para o Piauí

Um novo alerta emitido pelo Inmet aponta perigo potencial para baixa umidade 214 municípios do Piauí (veja mapa amarelo abaixo). A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.

A situação deve ficar mais crítica em municípios da região Sudeste, Centro-Norte, Norte e Sudoeste do Piauí, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, com alto risco de incêndio florestal e a saúde (veja mapa vermelho abaixo).

 

Deixe um comentário

Portal MPiauí