manhã desta segunda-feira (02/04), o governador Wellington Dias participou da passagem de comando geral da Polícia Militar do Piauí com a transmissão do cargo do coronel Carlos Augusto Gomes de Souza ao coronel Lindomar Castilho. A solenidade aconteceu no pátio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida Higino Cunha.
O coronel Carlos Augusto sairá do cargo para disputar uma vaga a deputado estadual nas eleições de 2018.
Segundo Wellington, a troca de cargos permitirá que o Estado dê continuidade às ações. “Acredito que essa atualização é boa. Em ano eleitoral, há uma certa paralisação por conta de um conjunto de limitações na lei, mas o objetivo do Estado é prosseguir com o mesmo ritmo de ações, dando soluções para os problemas de interesse da população”, pontuou o governador.
Durante a solenidade, o coronel Carlos Augusto destacou as principais ações realizadas durante a sua gestão. “Investimos na formação dos policiais militares, somando mais de mil oficias capacitados, além de equipar e descentralizar a PM. Só na capital, por exemplo, foram instaladas as unidades dos bairros São Pedro, Bela Vista e Porto Alegre”, disse o ex-comandante.
Ainda de acordo com Carlos Augusto, devido ao trabalho realizado nos últimos três anos, hoje o Piauí é o estado brasileiro com maior redução no índice de homicídios e está entre os mais seguros do nordeste. “Iniciamos, em 2014, com o ano mais violento da história do Piauí. Tínhamos um grande desafio que era conter a criminalidade e trabalhar a diminuição da violência e podemos dizer que conseguimos. Deixo o comando com o sentimento de dever cumprido”, afirmou o coronel.
“O desafio agora é manter o ritmo de trabalho e atuar para que o estado avance ainda mais na redução dos índices de violência. Certamente muitas conquistas foram alcançadas e agradeço ao coronel Carlos Augusto pela oportunidade de ter trabalhado ao seu lado nos últimos anos, alcançando bons resultados para o Piauí. Vamos dar continuidade aos projetos e ações, com o objetivo de nos aproximar cada vez mais das comunidades e fortalecer o policiamento para a garantia da segurança da população”, atentou o novo comandante da PM, Lindomar Castilho.
Fábio Abreu anuncia novo concurso para Polícia Civil do Piauí
Na mesma solenidade, o secretário de segurança pública do Piauí, Fábio Abreu anunciou que na próxima quinta-feira (05/04), será lançado o edital para o concurso público da Polícia Civil do Piauí que tem um total de 350 vagas para todo o Estado.
“O lançamento do edital vem por conta de reclamações antigas, os principais detalhes serão divulgados para o lançamento de quinta-feira”, afirmou o secretário. Ainda essa semana será realizada a solenidade de troca de cargos, onde o secretário Fábio Abreu sairá da pasta e voltará para a Câmara dos Deputados onde concorrerá a reeleição.
(*) fonte meionorte