Rihanna surpreendeu com uma nova sessão de fotos para a revista Interview que desafiou muito sobre o que sabemos e esperamos da imagem tradicional de uma freira.
A sugestiva capa com lábios laqueados chegou pouco depois do lançamento do novo filme de freiras “Imaculada” nos cinemas, estrelado por Sydney Sweeney (como uma irmã secretamente grávida) lutando por sua vida em um convento italiano. Esses trajes vestais são, na verdade, os mais recentes de uma longa linha de interpretações subversivas da cultura pop sobre a vida (e os amores) das freiras.
Na moda, as irmãs são uma fonte de inspiração de longa data para designers. Durante sua passagem como diretor criativo da Dior, John Galliano criou em 2008 uma coleção de Alta Costura com toucas pontiagudas que lembram aquelas usadas pelas freiras na década de 1950; ele foi novamente atingido por inspiração divina em 2019, quando enviou modelos para a passarela da Maison Margiela em véus de tecido branco e preto. A silhueta clássica também foi reinventada continuamente por nomes como Schiaparelli, Marine Serre, Emilia Wickstead e Vaquera, entre outros. Mais recentemente, Bella Hadid desfilou na passarela outono-inverno 2022 da Coperni usando um capacete que lembra o hábito de uma freira.
Freiras foram retratadas comendo sorvete sugestivamente na frente de cartões de felicitações ou pintadas aceitando a comunhão com um piercing na língua. Uma foto particularmente popular tirada em 1965 – amplamente atribuída à Coleção Hulton-Deutsch – mostra quatro irmãs reunidas em torno de um cigarro. Andy Warhol também ficou impressionado com a imagem da prioresa, reimaginando a atriz sueca Ingrid Bergman como uma irmã católica em seu retrato de arte pop de 1983, “A Freira”. Tanto o pintor americano Ken Vrana quanto o artista japonês Yoshitomo Nara criaram suas próprias versões de “The Flying Nun”. Na pintura de Vrana de 2014, uma irmã usando touca se mantém em um ringue de luta livre, enquanto o trabalho de Nara de 2002 mostra uma freira voando pelo ar em um mini avião.
Mas por que eles capturaram a imaginação de tantas pessoas?
“Parte do fascínio decorre do prazer e/ou atenção produzidos pela transgressão de expectativas e limites”, disse a Dra. Lynn S. Neal, autora de “Religion in Vogue: Christianity and Fashion in America”, em e-mail para a CNN. “Quando as pessoas veem o hábito da freira, isso evoca uma série de conotações e suposições… o compromisso de alguém com a santidade, a abnegação e o serviço aos outros.”
O cinema – que muitas vezes trabalhou para subverter essas mesmas conotações – há muito mantém um interesse sustentado na vida das freiras. Um thriller de faroeste de 1959, “A História da Freira”, apresentando Audrey Hepburn como uma noiva enclausurada de Cristo que retorna ao mundo secular, foi uma das primeiras incursões de Hollywood no exame de irmãs que lutam com sua fé. Depois veio uma onda de filmes europeus sangrentos nos anos 60 e 70. O subgênero “Nunsploitation” viu a transformação de freiras de ícones de piedade e sacrifício em arautos do mal e da obsessão sexual.
Em “Nossa Senhora da Luxúria” (1972), “Atrás dos Muros do Convento” (1978), “As Freiras Pecadoras de São Valentim” (1979) e mais, as mulheres são retratadas como lascivas e às vezes depravadas, incapazes de manter seu compromisso com Deus devido aos seus perigosos apetites sexuais. “Killer Nun” (1979) conta a história da irmã Gertrude, a enfermeira-chefe de um hospital geral que sofre um surto psicótico e inicia uma onda de assassinatos. (Muitos desses filmes foram feitos na Itália, um país onde quase 80% da população adulta afirma se identificar como católica, de acordo com um estudo de 2018 do Pew Research Center.)
E as freiras ainda influenciam o cinema hoje. A franquia de terror “The Conjuring” já produziu dois filmes derivados – “The Nun” (2018) e “The Nun 2” (2023) – com os espectadores esperando ansiosamente por um terceiro. O estúdio de produção Arthouse A24 lançou “Saint Maud” em 2020, enquanto “Benedetta”, um filme sobre um caso lésbico proibido entre duas freiras do século 17, estreou no Festival de Cinema de Cannes em 2021.
Em um estilo mais leve, “Sister Act 3”, um o terceiro filme da amada série “Sister Act” da década de 1990, estrelado por Whoopi Goldberg, está atualmente em desenvolvimento. A franquia “Sister Act”, estrelada por Whoopi Goldberg como uma cantora lounge se passando por freira, retornará para um terceiro filme, embora nenhuma data de lançamento tenha sido especificada.
Neste contexto, então, tanto Rihanna quanto Sweeney – que usou seu espaço de apresentadora no “Saturday Night Live” no mês passado para brincar sobre sua tipificação sexualizada – estão participando de uma longa e sagrada tradição de subvertendo a expectativa de castidade frequentemente associada às freiras. “A justaposição do hábito da freira com a sexualidade flagrante ou o cultivo da identidade e do estilo pessoal é chocante e chama a atenção das pessoas”, escreveu o Dr. Neal. “Alguns deleitam-se com esta profanação do que é considerado sagrado como forma de criticar a religião institucional ou expressar rebelião contra as normas dominantes. Outros ficam ofendidos e criticam estes atos como desrespeitosos ou mesmo blasfemos. De qualquer forma, a atenção e a publicidade geralmente vêm em seguida!”
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