Na manhã desta quinta-feira (2), gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) reuniram-se no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (CEFOR), na zona Norte de Teresina, para a formação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).
O PPAIC é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) que tem como objetivo assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático.
Com o tema “Liderança e planejamento escolar: aprendizagem em foco”, foi abordado no encontro o conhecimento prático de liderança, a ampliação do repertório dos gestores acerca do planejamento, o despertar da atuação proativa do diretor com vistas a proporcionar melhores condições de alfabetização.
Edianne de Mello, coordenadora do PPAIC no município, pontua que o evento foi dividido em dois momentos, um pela manhã com gestores da Educação Infantil, onde foi abordado conteúdos pertinentes ao público, e à tarde com os gestores do Ensino Fundamental
“Esta formação para os diretores visa fortalecer a atuação enquanto gestor líder, auxiliando no desenvolvimento das competências do gestor para que ele realmente se efetive como líder dentro da escola, onde ele é o diretor escolar”, destaca a coordenadora.
O secretário municipal de Educação, Reinaldo Ximenes, juntamente com a secretária executiva de Ensino, Janaína Moura, estiveram presentes na abertura dando boas-vindas aos gestores e pontuaram a importância do compromisso de cada profissional que se empenha em prol da alfabetização no tempo certo.
Euterlani Maria é diretora do CMEI Hilda Maria Lemos, na zona Norte da capital, onde são atendidos 285 alunos do Maternal II ao 2° Período. Ela participa sempre que pode das formações e considera importante esse tipo de formação.
“Assim como os professores têm a formação continuada deles, nós, gestores, temos a formação continuada através do programa e é muito necessária a nossa participação, já que as formadoras trazem temas que são de suma importância, tanto para a formação do gestor, seja pessoal ou profissional”, finaliza a diretora.