A prefeita do município de Esperantina-PI, Vilma Carvalho Amorim (foto acima), do Partido dos Trabalhadores, publicou na última Segunda-feira, 19 de Março de 2018, uma Portaria exonerando o pai do vice-prefeito, Jânio Ferreira de Aguiar Filho, do cargo de Assessor Especial, com lotação no gabinete da Prefeitura. Esperantina situa-se a 180 Km ao norte de Teresina, tem 38 mil habitantes e é umas das maiores e mais progressistas cidades do norte do Piauí.
O pai do vice-prefeito, senhor Jânio Ferreira de Aguiar é ex-vereador do município e lidera um grupo político na cidade que até então estava na base de apoio da gestora.
A demissão do ex-parlamentar veio após a polêmica envolvendo a viagem que a prefeita fez para a Europa e do vice ter comunicado aos órgãos de controle que ele não estava no comando no município nesse período. Ele alega que nunca houve a transmissão do cargo de prefeito.
A oposição acusa a gestora de ter passado mais de 15 dias ausente da cidade, sem ter pedido a autorização da Câmara e de não ter transmitido o cargo para o seu vice.
Segundo o vice-prefeito, a gestora após chegar de sua viagem da Itália no dia 1º de Março desse ano marcou uma reunião no gabinete dela com alguns assessores.Nessa reunião, segundo Jânio Filho, ele teria sido induzido a assinar uma suposta ata de transmissão do cargo com data retroativa.
Já em nota publicada para a imprensa, a gestora alegou que sua viagem foi realizada no período de 15 a 28 de Fevereiro, e que o vice-prefeito gerenciou a administração municipal durante sua ausência.
O Ministério Público abriu procedimento investigatório para apurar o caso, e se for o caso, penalizar os responsáveis que porventura tenham cometido algum crime ou ato de improbidade administrativa.
Com a demissão do pai do vice-prefeito, caracteriza assim um completo rompimento entre a gestora petista e o grupo politico de Jânio Aguiar.
(*) Com informações do Portalesp