O prefeito Firmino Filho (PSDB) acordou cedo neste sábado (24) para conferir de perto a qualidade do serviço de integração dos ônibus em Teresina. Por volta de 5h30 da manhã, ele saiu de casa com a equipe de assessores para averiguar de perto o funcionamento da integração de Teresina.
O trajeto teve início na parada final do conjunto habitacional Santa Fé. A partir de lá, o prefeito pegou um ônibus às 6h15 em direção ao terminal de integração do Parque Piauí. Ao chegar ao destino, às 6h40, ele e a equipe embarcaram na linha Barão-Centro até a Praça Saraiva, no Centro da cidade.
Acompanhada de alguns vereadores que fazem parte da base aliada do prefeito na Câmara, ele falou sobre a necessidade de adaptação por parte do poder público, das empresas e da população ao novo sistema. Segundo Firmino, as reclamações fazem parte do processo de adaptação.
“Toda mudança provoca um desconforto, mas é preciso que haja um entendimento que o sistema de transporte público necessita melhorar e nós temos de nos adaptar. Esse processo de adaptação tem que ser tanto por parte do poder público, que faz a fiscalização, quanto das empresas que têm que trabalhar melhor, assim como a população que tem que colaborar para se adaptar às novas regras para que, assim, a gente construa um sistema melhor para a cidade de Teresina”, – Firmino Filho, Prefeito de Teresina.
De acordo com Firmino, o novo sistema deixa o sistema mais ágil. “Antigamente, o usuário tinha uma linha chamada radial, que saia do Centro até o ponto mais distante. Agora a linha radial está dividida em duas partes. Temos uma linha alimentadora que sai dos bairros para o terminal. Chegando ao terminal, o ônibus volta para os bairros. Desse modo, a frequência de veículos será maior nessas regiões. Na segunda parte da viagem, a população tem os ônibus das linhas troncais que fazem o trajeto do terminal de integração até o Centro, utilizando os corredores exclusivos e, tendo assim, mais agilidade”, conta.
Em virtude dos ônibus das linhas troncais terem a capacidade de transporte um número maior de passageiros do que as linhas normais, a Prefeitura de Teresina adquiriu recentemente 30 novos veículos para essas linhas. O diretor de Transportes Públicos da Strans, Francisco Nogueira, afirma que os novos ônibus, vindo de São Paulo, devem chegar até o final deste mês. “O novo sistema irá diminuir o tempo de viagem dos passageiros. Além disso, eles terão mais conforto, pois os ônibus têm ar condicionado”, completa.
Atualmente, a integração funciona apenas nos finais de semana, mas a partir do dia 10 de março, acontecerá todos os dias. Passará também inclusive com a utilização do corredor exclusivo das avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho.
Passageiros reclamam
Apesar de o prefeito ter experimentado uma linha do terminal do Parque Piauí, no outro terminal também da zona Sul – do Bela Vista, os passageiros reclamavam da falta de condição de um dos ônibus que faz a linha terminal – centro, via shoppings.
O comerciário Leandro Sousa pegou o ônibus de número 04456, para ir trabalhar na manhã deste sábado(24), que mesmo com o ar condicionado quebrado, estava circulando.
“Eu reclamei com o cobrador e ele disse que tinha falado para o fiscal, mas esse disse que era para rodar mesmo assim e o dia todo. Isso é um absurdo porque o trajeto é grande, já que vão pelos shoppings e as janelas são vedadas, não tem um pingo de ventilação até chegar à praça João Luís”, reclamou o passageiro.