O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, acompanhado do secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, participou nesta quinta-feira (18), da entrega da Giroteca na Escola Municipal Padre Ângelo Imperialli, zona Leste da cidade. O ato simboliza o Dia Nacional do Livro, data em que se comemora hoje nas Escolas do município e de todo o Brasil.
A Escola Padre Ângelo Imperialli, que tem quase 25 anos de existência, oferece educação especial, ensino fundamental e ensino fundamental – anos iniciais 1ᵒ ao 5ᵒ ano. Tem a frente a direção da professora Dilza dos Santos.
“Eu vejo isso aqui e me emociono. Criança é alegria, é o nosso futuro e nós precisamos investir com qualidade na escola, para ampliar a eficiência da educação oferecida nas unidades municipais”, declarou Dr. Pessoa.
Na ocasião, o prefeito ressaltou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) alcançada por algumas escolas municipais e citou algumas ações de governo.
Segundo o secretário Reinaldo Ximenes, por determinação do prefeito Dr. Pessoa, semanalmente uma comitiva da Semed comparece a uma determinada Escola. “Estamos imbuídos na missão de junto ao prefeito acompanhar pessoalmente às nossas escolas, conhecendo às nossas demandas e dialogando com os nossos diretores, supervisores, professores e servidores. Na oportunidade, na Escola Padre Ângelo Imperialli, estamos entregando uma Giroteca”, destacou.
De acordo com o secretário Reinaldo Ximenes, a Prefeitura de Teresina, já adquiriu 35 Girotecas, e a previsão de ser implantadas mais 30 unidades, a ideia de alimentar o acervo bibliográfico especialmente com os escritores piauienses.
“É sentimento de expectativa, esse espaço vai contribuir para que o hábito da leitura perdure. Agora, todos os alunos têm acesso liberado ao espaço, sempre com o auxílio de um monitor capacitado com um conceito multimídia e o propósito de incentivar os estudantes à leitura e à curiosidade intelectual”, disse a gestora da Escola Dilza dos Santos.
A Giroteca é uma biblioteca móvel que reúne, em uma só unidade, livros, estação de informática, mapoteca, tablets e outros itens voltados para o apoio didático, pesquisa e incentivo à leitura. O projeto foi idealizado pela Globaltec, uma empresa de tecnologia educacional.