Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (3), 94 dos 224 municípios piauienses foram homenageados com o Selo Unicef, em reconhecimento pelos esforços na implementação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O evento contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do chefe do escritório do Unicef para o Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, e diversas autoridades. Prefeitos celebram os resultados alcançados, enfatizando avanços em saúde, educação e assistência social.
A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, destacou os progressos significativos em vacinação e educação no município. “Essa premiação reflete nosso compromisso com as metas da gestão, especialmente após a pandemia. Piripiri hoje é referência em organização e índices de vacinação. Quando assumimos, não tínhamos escolas de tempo integral. Hoje, já são 14, e nossa meta é alcançar as 53 unidades até o final deste segundo mandato. Nossa missão vai além de investir em infraestrutura; é cuidar das pessoas. Sempre lembro à minha equipe que nosso maior patrimônio é gente, e essa é a nossa principal meta: cuidar das pessoas”, afirmou.
O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, destacou que o reconhecimento do Unicef é fruto de um planejamento focado no desenvolvimento humano. “Essa certificação é a prova de que estamos no caminho certo, investindo em políticas públicas para garantir mais segurança, saúde e educação aos jovens. Sou grato às nossas equipes, que trabalham com dedicação para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, ressaltou.
Para Neto, prefeito de Bela Vista do Piauí, o compromisso com os direitos das crianças e adolescentes é essencial para a gestão. “Estamos aqui para reafirmar nossa responsabilidade em garantir os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa premiação simboliza nosso compromisso com o futuro do nosso povo”, afirmou.
A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, destacou o trabalho coletivo como base para o reconhecimento. “Receber o Selo Unicef é resultado do esforço conjunto de nossa equipe para cumprir a missão de cuidar das pessoas, especialmente das crianças e adolescentes. É nesse trabalho que formamos os cidadãos do futuro, construindo uma sociedade melhor para todos”, disse.
Representando os estudantes na solenidade, Maria Clara, aluna de São João do Piauí, com 15 anos de idade, disse: “É gratificante estar aqui representando os adolescentes e crianças e ser homenageados com esse selo. Vir aqui buscar esse prêmio é destacar que o mundo é nosso, é dos adolescentes”.
O Selo Unicef premia municípios por seus desempenhos no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social para o atendimento de crianças e adolescentes.