A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, consolidou mais uma ação para fortalecimento da Cajucultura no município. Nesta sexta-feira, 07, o prefeito José Raimundo realizou a entrega de 10 mil mudas de caju, que foram distribuídas a 65 famílias de produtores rurais de Oeiras, durante solenidade realizada no Mercado Municipal Dona Lili.
Na ação, que conta com a parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foram investidos R$ 50 mil. “Com essas 10 mil mudas de caju, iremos beneficiar 65 produtores de todas as comunidades da zona rural de Oeiras. Isso corresponde a um investimento de cerca de R$ 50 mil, que a Prefeitura, em parceria com a Codevasf, através do nosso amigo José Augusto, conseguiu disponibilizar, do tempo ainda trabalhava naquela instituição. Nossa intenção é que as mudas cheguem ao pequeno produtor e, consequentemente, que ele melhore a sua renda e a atividade agrícola na sua região, fazendo com que nosso município se fortaleça economicamente”, afirma Zé Raimundo.
A grande variedade de formas de aproveitamento do caju confere à Cajucultura um destaque na geração de renda em Oeiras. O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, comenta que, incentivadas pela gestão municipal, diversas comunidades rurais do município produzem, beneficiam e comercializam o caju e seus derivados. “Na gestão do prefeito José Raimundo já distribuímos mais de 5 mil mudas e hoje estamos entregando 10 mil mudas, contemplando agricultores das mais diversas regiões de Oeiras. Nossa proposta é mostrar o potencial da atividade, não somente na produção do caju, mas também no beneficiamento para produção de cajuína e outros derivados, que agregam valor a esta atividade”, pontua o secretário.
Agricultura familiar de Oeiras deve produzir 25 mil garrafas de cajuína em 2020
“Este ano, estamos passando dos 45 hectares de mudas de caju plantadas no município de Oeiras, contemplando os agricultores familiares que têm essa atividade como potencial. Esse é mais um incremento de geração de renda que estamos promovendo para estes agricultores”, acrescenta Juvenal Souza.
O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura tem contribuído diretamente para o crescimento da atividade no município, que apresenta um crescente aproveitamento do pedúnculo do caju para a produção de cajuína. “Ano passado, conseguimos produzir mais 5 mil garrafas de cajuína. Este ano, nossa proposta é ultrapassarmos as 25 mil garrafas de cajuínas produzidas pela agricultura familiar de Oeiras”, assinala Juvenal Souza.
O agricultor Antônio Barbosa conta que produz caju há 16 anos no Assentamento Faveira do Horácio, zona rural de Oeiras, e que atividade tem sido bastante rentável. “Há 16 anos nós produzimos caju, já tem 50 mil mudas de caju plantada na nossa comunidade. E essas novas mudas são mais um incentivo para nós, agricultores, e nossas famílias. O importante do caju não é só plantar, mas zelar para que ele dê uma boa renda”, afirma o agricultor, acrescentado que comercializa sua produção com empresários do município de Oeiras.
Fonte: ASCOM