A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), participou, nesta semana, do CODEX EXPERIENCE, o maior encontro de estratégia Data Driven para Governos e Inovação de Práticas Sustentáveis.
O encontro aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e teve como objetivo apresentar as melhores soluções para governo digital, governança de dados e inovação de processos sustentáveis, transmitindo o que há de mais recente nos recursos de tecnologia e dados para os setores públicos e privados.
O secretário executivo da Seplag, Jivago Gonçalves, esteve presente no evento e participou do painel “Paradigmas dos Dados na Agenda Climática e no Desenvolvimento Econômico Sustentável”, onde teve a oportunidade de apresentar projetos já implementados, ou que estão em fase de implementação.
“Foi uma grata oportunidade de apresentarmos as ações desenvolvidas pela equipe da Prefeitura de Teresina. Temos avançado em questões muito importantes com ações da coordenação da Agenda 2030 que nos prospectam para um patamar nacional e internacional. Temos uma parceria com a Codex para a implantação do plano de ação climática e juntos temos avançado em inovação e sustentabilidade”, conclui o secretário executivo.
Entre os projetos apresentados, são eles: Programas Lagoas do Norte (Financiado pelo Banco Mundial); Programa Global de Cidades Resilientes; CITinova; Ruas de Brincar (em parceria com a Rede Urban95); Bairros Amigáveis (em parceria com Rede Urban95); Aliança para Transformação Urbana (em parceria com a WRI Brasil); Projeto de Requalificação Urbana da Vila da Paz (financiado pela CAF); Plano de Ação Climática (em parceria com a CODEX e I CARE); Plano de Ação Estratégia (em parceria com a CODEX e ICARE); Cooperação SUL-SUL.
Em 2023, o evento reuniu cerca de 200 representantes dos setores público e privado para apresentar soluções que contribuem para melhores práticas sustentáveis e de gestão nas esferas municipal, estadual e federal. A programação inclui painéis, workshops e palestras com mais de 15 horas de conteúdo. Em pauta: os avanços na política nacional de meio ambiente, o paradigma dos dados na agenda climática e no desenvolvimento econômico sustentável das cidades, a governança de dados, o papel das plataformas digitais e o monitoramento de desmatamento.