A Prefeitura de Teresina deu início, nesta quarta-feira (19), ao Programa Saúde na Escola (PSE), com atendimento à comunidade escolar. A iniciativa, realizada por através da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), é vinculada aos Ministérios da Saúde e da Educação e alcança 311 escolas pactuadas no município.
As ações direcionadas às crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino, abrangem eixos prioritários, como: orientações sobre saúde bucal, saúde ocular, saúde sexual e reprodutiva com foco na saúde menstrual, atualização da caderneta vacinal, com realização de imunizações e prevenção de acidentes com técnicas de reanimação cardiopulmonar e de desengasgo com profissionais do SAMU promovendo saúde integral aos estudantes e reforçando o acesso à educação.
“Hoje é mais um passo importante para fortalecermos a educação do nosso município, desta vez em parceria com a FMS, parceria essa que vem trazer assistência à saúde, à atenção primária, atenção básica, aos alunos da rede municipal fortalecendo, não só esse processo educacional, mas também cuidando da saúde das nossas crianças. Uma parceria muito importante que certamente gerará resultados para a rede municipal de ensino”, destacou o secretário de educação, Ismael Silva.

Lançamento Programa Saúde na Escola (Foto: Jailson Soares/Semcom)
O programa é fundamental para unir saúde e educação, nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão atuando para levar cuidados necessários aos estudantes.
O vice-prefeito, Jeová Alencar, presente na solenidade representando a Prefeitura de Teresina, destacou a relevância de uma política pública que beneficia a comunidade estudantil.
“Primeiro que o Projeto Saúde na Escola é um projeto importante, uma integração de duas políticas: educação e saúde integrada para o bem-estar do jovem, da criança e do adolescente. Quem ganha é a nossa cidade, o nosso povo. Parabéns ao prefeito Silvio Mendes, ao professor Charles da Saúde e ao secretário Ismael também, aqui pela educação”, pontuou.

Lançamento Programa Saúde na Escola (Foto: Jailson Soares/Semcom)
O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou a cobertura do programa e a continuidade da promoção das ações à comunidade escolar.
“Estamos mais uma vez numa nova edição do PSE, um programa do Governo Federal que a Prefeitura aderiu e hoje estamos iniciando um processo para que a FMS e a Semec possam verificar as condições de saúde de 311 escolas que integram a rede municipal de educação. É um momento importante porque isso significa saúde integral para a população escolar de Teresina”, explicou.

Lançamento Programa Saúde na Escola (Foto: Jailson Soares/Semcom)
O PSE, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, fortalece o enfrentamento das vulnerabilidades que afetam estudantes da rede pública. Em Macapá, o programa reforça o compromisso da prefeitura e expande o acesso aos serviços de saúde às comunidades locais.