O Parque Lagoas do Norte receberá estruturas de grades nos limites do local. A estrutura metálica terá 28 entradas, sem controle de entrada e saída, mas que promete proteger os equipamentos públicos presentes no espaço de lazer, que fica localizado na Avenida Boa Esperança, zona Norte de Teresina. Furtos constantes da fiação elétrica motivaram a mudança.
De acordo com informações do Programa Lagoas do Norte, que administra o Parque, desde a criação do espaço já foram registrados mais de 90 boletins de ocorrência no 7º Departamento de Polícia com relação a vandalismo. Além de furtos aos fios de cobre, que acabam deixando o local às escuras, a depredação dos playgrounds, bancos, lixeiras e o descarte irregular de resíduos também corroboram para a decisão. O gradeamento foi uma alternativa que o programa encontrou, observando as experiências de todos os outros parques da cidade e locais de atividade física, como o Parentão, que fica na zona Sul de Teresina.
Parque Lagoas do Norte. Crédito: Lucrécio Arrais.
É o que explica Tarcysio Ferreira, engenheiro civil do Programa Lagoas do Norte, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan). “Já tivemos inúmeros furtos que geram transtornos para a população que usa o parque.Verificamos que alternativas para poder solucionar esse problema seria o gradeamento de áreas onde têm equipamentos urbanos. Tem locais do parque que não serão gradeados”, explica.
O engenheiro aponta que o projeto permite a visão da principal lagoa do Parque. “Todo o lado da lagoa está aberto, porque não tem equipamentos urbanos. Isso permite a visão completa da lagoa. Além disso, temos acessos facilitados, são 28 entradas. Nosso desejo era melhorar a sensação de segurança”, considera.
Engenherio Tarcysio Ferreira. Crédito: divulgação/assessoria de imprensa.
A segurança do Parque Lagoas do Norte é feita pela Guarda Municipal de Teresina. “Os guardas têm atuado na região, de modo ostensivo, para evitar a criminalidade. A obra está ocorrendo para que possamos nos adequar às necessidades da comunidade. A princípio, as entradas ficarão abertas, sem controle, liberada 24h. Vamos continuar com o uso comum. Isso permite caminhada dentro e fora do parque. Nós contamos com vigilante na parte construída”, acrescenta Tarcysio Ferreira.
A população, por outro lado, achou a medida estranha. “Não entendo porque colocam grades se vão deixar aberto e sem vigilância 24h. Penso que não precisaria de grades se a polícia realmente fiscalizasse nossa região, que não é de hoje que é vítima da criminalidade. O parque vai ficar feio”, afirma dona Francisca Santos, que mora próximo ao local.
O Parque Lagoas do Norte foi fundado em 2012. Faz parte do Programa Lagoas do Norte, que implantou outros espaços de lazer na zona Norte de Teresina, como o Parque Ambiental Matias Matos, o popular Parque do Mocambinho. A ideia é despoluir e revitalizar regiões marginais às lagoas.