O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou nesta terça-feira (04), de apresentação dos Diagnósticos Socioterritoriais dos Núcleos Urbanos contemplados pelo Programa Regulariza The. A reunião contou com a presença de técnicos da ETURB, de secretários e Superintendentes das SAAD’S.
Dr. Pessoa, ressaltou que a regularização fundiária é a garantia dos direitos à moradia de cada cidadão, onde o município tem o dever de assegurar esse direito à sociedade. “Com a regularização fundiária a população se sentirá segura em suas moradias, onde poderão dizer que suas residências são suas e ninguém poderá tomá-las, por meio do documento de escritura que assegura o direito de moradia, tudo regularizado, conforme as leis municipais”, disse.
Segundo a coordenadora da Regularização Fundiária do município, Camila Rosal, a apresentação do diagnóstico é fruto de um trabalho sério, feito com muita dedicação de anos e parceria com a justiça e outros órgãos afins. “O diagnóstico tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura dos territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo as suas demandas e potencialidades”, ressaltou a coordenadora.
Para Camila Rosal, esse trabalho foi feito a muitas mãos, então não apenas a ETURB precisa estar a par de todo esse levantamento, mas também todos os órgãos da prefeitura, principalmente as SAAD’s, para que eles tenham conhecimento, tenham gestão sobre essas áreas que estão sendo regularizadas, as demandas que elas apresentam e possam apresentar soluções para trazer melhorias para essas comunidades, trazer mais qualidade de vida para a população”, finalizou.