Prefeitura de Teresina disponibiliza versão digital do Relatório de Gestão consolidado 2023

A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina (Semplan), através da Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag), torna disponível o acesso ao Relatório de Gestão Consolidado 2023. O documento pode ser acessado de forma virtual, a partir de hoje, segunda-feira (01/04), no site institucional da Prefeitura de Teresina.

O arquivo contém dados de ações desenvolvidas pelo município, como realizações de obras e projetos. Para acessar, basta clicar neste link: https://pmt.pi.gov.br/relatorio-de-gestao-consolidado/.

Na apresentação do documento, a mensagem do prefeito Dr Pessoa detalha que “neste Relatório de Gestão, de maneira íntegra, fidedigna, com precisão e completude, apresenta as principais ações que foram tomadas no âmbito da Prefeitura Municipal de Teresina durante o ano de 2023, com respostas efetivas a necessidades e demandas da população, oferecendo resultados que modificaram a realidade das comunidades a partir dos programas e projetos da PMT e que, por conseguinte, geraram valor público. Espera-se que os resultados evidenciados possam dar transparência ao principal público a que esse relatório se destina, qual seja, a sociedade.”, diz.

Esse trabalho de prestação de contas e efetivação da transparência pública é produto da construção coletiva do capital intelectual da Prefeitura Municipal de Teresina, resultado do empenho dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município. Para alcançar os resultados foram adotados os seguintes princípios: foco estratégico e no cidadão; conectividade da informação; relações com as partes interessadas; materialidade; concisão; confiabilidade e completude; coerência e comparabilidade; clareza; tempestividade; e transparência.

“O Relatório de Gestão Consolidado reflete nosso compromisso em adotar princípios de transparência e prestação de contas. Este documento não apenas apresenta números, mas também reflete os esforços em tornar Teresina uma cidade inteligente, comprometida com o desenvolvimento sustentável e eficiente.”, explica Jivago Gonçalves, Secretário Executivo de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag).

O documento foi apresentado no plenário da Câmara Municipal de Teresina no dia 27 de fevereiro, em audiência pública, conforme a Instrução Normativa nº 01/2022 do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

“Essas informações são fundamentais para a sociedade compreender o trabalho realizado e para planejar futuras ações que visem a melhoria da vida da população”, afirma João Henrique Sousa, secretário municipal de Planejamento.

Em destaque, o documento cita o Lançamento da Pedra Fundamental do Hospital da Mulher; Renovação da Frota do SAMU e da Guarda Municipal; Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro; Plano Municipal de Ação Climática; Plano Diretor de Arborização de Teresina (PDAU) e entrega de 2.424 Títulos de Regularização Fundiária pela ETURB.

“Dessa forma, agradeço o apoio dos membros do legislativo, de todos os servidores e servidoras da Prefeitura Municipal de Teresina, bem como da nossa população, que a mim confiou o mandato de Prefeito da Capital, ao passo que reafirmo meu compromisso de fazer uma gestão integrada com o povo e de tornar Teresina uma das cidades com melhor qualidade de vida no país.”, conclui o Prefeito Dr Pessoa, conforme descreve em sua mensagem no Relatório de Gestão.