Prefeitura de Teresina prepara inauguração do Museu da Imagem e Som “Torquato Neto”

Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), promoveu uma reunião para iniciar os preparativos da inauguração do Museu da Imagem e do Som (MIS), Poeta Torquato Neto. O encontro foi coordenado pelo secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, a equipe técnica da Semplan e do cerimonial da Prefeitura, bem como o coordenador geral do Museu, o artista visual e fotógrafo Antônio Quaresma. A inauguração do MIS está prevista para o dia 20 de dezembro.

“É uma alegria muito grande presenciarmos um feito desta magnitude. O poeta Torquato Neto tem uma expressão regional e nacional muito grande e a gestão do Prefeito Dr Pessoa entregará este verdadeiro complexo de cultura para o município. É uma realização estar a frente de um trabalho como este. Temos uma verdadeira equipe engajada neste evento e certamente será um sucesso”, explicou João Henrique Sousa.

Por meio de recursos do Banco do Brasil, a Prefeitura de Teresina investiu cerca de R$ 8 milhões para a construção do Museu da Imagem e do Som (MIS). Com o objetivo de promover a cultura para a população e ser um polo para a educação e a arte teresinense, além do espaço dedicado a Torquato Neto, o museu contará com uma pinacoteca, salas especiais para edição de vídeo, gravação de som, revisão de filmes e digitalização de fotografias. O MIS também terá biblioteca, restaurante, auditório, lojas, cafeteria e salão externo.

Localizado no centro da capital, no cruzamento da Rua Climatizada com a Rua Barroso, o MIS está sediado no antigo prédio da Câmara Municipal de Teresina. A construção do museu ocorreu em duas etapas. A primeira fase foi de restauração, modernização e ampliação da infraestrutura do prédio. Já a segunda etapa, em andamento, corresponde as instalações finais e questões relacionadas à museologia.

O nome do MIS é uma homenagem ao poeta, compositor e artista teresinense Torquato Neto, um dos principais nomes do movimento cultural brasileiro Tropicália e da arte do estado. No final de 2023, as obras de “Anjo Torto”, como era conhecido Torquato, foram reconhecidas como patrimônio imaterial do Brasil, por meio da Lei nº 14.742, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e sancionada pelo governo em 1º de dezembro de 2023.

Visita técnica

No último sábado (16), o Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, visitou as instalações físicas do Museu da Imagem e Som. Acompanhado do secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, do superintendente executivo da SAAD Centro, José Alberto, da chefe do cerimonial, Sibene Lustosa, pode verificar os espaços que serão utilizados para o acervo do poeta Torquato Neto.