A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), realiza nesta terça-feira (15), a partir das 10 horas, uma audiência pública virtual para a apresentação do Projeto de Exploração e Prestação de Serviços de resíduos sólidos em Teresina. A audiência, que será realizada de forma remota, tem como objetivo discutir as proposições da concessão, alternativas sustentáveis e ambientalmente adequadas para o descarte de resíduos sólidos domiciliares da zona urbana e rural.
A iniciativa da concessão de resíduos sólidos na capital foi discutida na Câmara Municipal como uma importante alternativa para incluir Teresina na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que busca dar aos resíduos domésticos, urbanos e rurais coletados um melhor tratamento.
“Temos dialogado com o prefeito Doutor Pessoa e demais envolvidos sobre esse serviço tão importante. O desejo é a modernização do processo de coleta, transbordo, transporte, tratamento e manejo de resíduos sólidos. Precisamos tratar essa temática como saúde pública, além de envolver os cuidados com o meio ambiente e a vida das pessoas que trabalham nesses locais. Vamos modernizar e absorver esses trabalhadores para condições mais dignas”, explica João Henrique Sousa, Secretário Municipal de Planejamento.
A audiência discutirá o transporte, tratamento e destinação final de dois tipos resíduos, os resíduos sólidos domiciliares (RDO) e os resíduos de conservação urbana (RPU), mediante delegação feita por contrato de concessão bem como atividades correlatas. Sobre as questões ambientais, o secretário de Planejamento reforçou que “o sistema proposto enfatizará a utilização de tecnologias mais limpas para a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final dos resíduos, priorizando a coleta seletiva, a reciclagem e a recuperação energética”, disse.
A audiência é organizada no auditório da Secretaria de Finanças (SEMF), pela equipe da Prefeitura de Teresina. O acesso de visitantes será de forma remota, devido às medidas sanitárias relacionadas à pandemia da COVID-19.
A participação é aberta à sociedade civil, empresarial e órgãos de controle. Os interessados podem acessar o seguinte link: https://youtu.be/Da_oHnfxNrM