A Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, vinculada a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), recebeu, nesta quarta-feira (26), o modelo de plataforma para monitoramento de Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Organização das Nações Unidas (ONU).
A plataforma denominada de ObservaTHE, contará com ambientes interativos para consulta de informações e dados do município. O produto é uma das entregas realizadas pela empresa Codex, consultoria especializada em desenvolver soluções de gestão e análise de informação por meio de sistemas de inteligência e geolocalização que contribuem para o avanço das ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável nos setores público e privado.
A entrega da plataforma para o município foi realizada pelo diretor de negócios da Codex, Venicius Santos, durante reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento. “Esse trabalho é resultado de uma grande colaboração e é mais uma etapa concluída, agora vamos adiante com o objetivo de tornar Teresina uma cidade mais sustentável.” conta Venicius.
“A Prefeitura precisa mais do que nunca trabalhar de forma mais assertiva e baseada em evidências, em dados. Percebemos que muitas secretarias estão trabalhando baseadas no empirismo e essa é uma realidade que precisamos mudar. Não dá pra chegar em uma Teresina 2030 sem planejamento e essa plataforma vai nos ajudar a alcançar nossas metas.” explica o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira.
A partir de agora, a Prefeitura de Teresina estabelecerá uma equipe responsável pela complementação de informações na plataforma com as demais pastas do município para, então, realizar a entrega a cidade ainda em 2024.
“Esses ODS vão servir como um mapa para guiar a construção de uma Teresina mais sustentável, inclusiva e próspera para todos os seus habitantes. Isso significa que a Prefeitura Municipal está comprometida em melhorar a qualidade de vida, promover a igualdade, proteger o meio ambiente e garantir um futuro de esperança para as gerações futuras”, explica Jivago Gonçalves, secretário executivo de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag).
Os ODSl são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
Os 193 países membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, adotaram esse plano em setembro de 2015 na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável. O documento consiste em uma Declaração intitulada Agenda 2030 que apresenta as 17 ODS, os quais são divididos em 169 metas que visam orientar as políticas públicas.
Esses Objetivos são o núcleo da Agenda e deverão ser alcançados até o ano de 2030.