A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Carbono Zero (INCT CO2 Zero), mais uma vez realizam juntos ação no Corso Zé Pereira, buscando reduzir os impactos ambientais causados pela festividade carnavalesca.
Utilizando sistemas com Inteligência Artificial, a equipe do INCT CO2 Zero, cujo CEO é Marcus Andrey Vasconcellos, esteve presente durante o Corso de Teresina, a exemplo do evento do ano passado, realizando a coleta de dados sobre os caminhões, barraquinhas e foliões do evento, com intuito de calcular um valor aproximado da quantidade de carbono emitido no ambiente.
Essa é apenas uma parte da ação de compensação ambiental realizada pela Semam e Prefeitura de Teresina. Após a coleta dos dados, medidas como plantação de novas árvores e atividades de compostagem dos resíduos produzidos serão realizadas para diminuir os danos ambientais causados durante o evento carnavalesco.
“Esses são números valiosos para uma compensação ambiental e redução dos danos causados em eventos de grande porte como o Corso de Teresina, onde há a presença de muitos caminhões, barraquinhas e uma maior concentração de foliões. Nosso intuito é alinhar esses dados com ações efetivas de compensação ao meio ambiente e elevar o nível de conscientização e cuidado ambiental na nossa cidade”, explica Luís André, secretário municipal do Meio Ambiente.