A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAN), lançou, nesta terça-feira (19), o Plano Diretor de Arborização Urbana de Teresina. A ocasião contou com as presenças do secretário municipal de Meio Ambiente, Luís André, que representou o prefeito Dr. Pessoa, do superintendente da CODEVASF, Marcelo Filho, do coordenador da Agenda 2030, Leonardo Madeira, de representantes das secretarias SEMAS e SEMPLAN e de profissionais da área ambiental.
A proposta visa criar diretrizes, na finalidade de proporcionar melhor planejamento, implantação e preservação de áreas verdes e espécies, além de auxiliar na rearborização e substituição de árvores que ofereçam problemas às vias e a logística da Capital.
A arborização urbana é utilizada para minimizar diversos problemas da urbanização. Dentre os benefícios proporcionados pelas árvores presentes em ambiente urbano estão: proporcionar um clima agradável; reduzir a poluição atmosférica; melhorar a paisagem; fornecer alimento e abrigo para a fauna; auxiliar na conservação da biodiversidade; prover benefícios psicológicos. A arborização urbana pode ainda gerar diversas outras vantagens.
Segundo o superintendente da Codevasf, Marcelo Filho, o investimento é de R$ 6,6 mil de uma emenda referente ao ano de 2015, destinada pelo ex-deputado federal Hugo Napoleão em convênio com a Codevasf.
Marcelo Filho complementou que essa emenda tem como objetivo garantir a arborização em todos os bairros de Teresina, como estratégia determinante de ocupação dos espaços públicos. Além de implantar mais árvores no município, a ação visa desenvolver uma cultura cidadã e conscientizar a população sobre os benefícios de viver em uma cidade arborizada, incentivando-as a participar do processo executivo e de monitoramento, por meio de pedidos de poda, denúncias, o reúso de água da climatização e outros.
Para o secretário de Meio Ambiente, Luís André, a expectativa é que o plano seja iniciado no início de 2024. “Dependendo da vegetação escolhida, os resultados poderão ser vistos a partir de um ano do início de sua execução. O convênio com a Codevasf é muito importante para todos os envolvidos. E através dele que nós vamos conseguir mais equipamentos, investimentos para a Teresina. Já estamos atrás de parlamentares, como do Senado, para que Teresina continue sendo a capital verde”.
“Uma determinação do prefeito Dr. Pessoa, para ser feito um estudo mais completo, mais profissional, contratando profissionais especializados em direitos ambientais, em direitos florestais, para que eles fossem a campo fazer um levantamento de toda a arborização de Teresina, não somente da área urbana propriamente, um levantamento completo das espécies que nós temos, sejam elas nativas ou não, mas também das áreas de preservação permanente e as diversas nascentes que temos”, ressaltou Luís André.