Iniciativa promove inclusão e acessibilidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista
A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PI), lançou um projeto voltado aos aguabranquenses diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a carteira digital do autista. A iniciativa é inédita na região do Médio Parnaíba Piauiense.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Juca Cavalcante, o projeto visa fornecer um documento eletrônico, acessível e seguro para identificar e auxiliar pessoas com TEA a terem acesso a políticas voltadas à acessibilidade e inclusão.
“A Carteira Digital do Autista é uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre o TEA e oferecer suporte adequado às pessoas que vivem com essa condição. Com a carteira, os beneficiários terão acesso prioritário a serviços de saúde, educação e lazer. Esse projeto é inédito da região, colocando Água Branca na dianteira na promoção de políticas públicas para pessoas com deficiência, uma prioridade da gestão Júnior Ribeiro”, afirma o secretário.
O prefeito Júnior Ribeiro declarou que a carteira digital do autista será disponibilizada por meio de plataforma desenvolvida pela empresa Foco Smart, parceira nessa empreitada inédita no município.
“Entregar mais esse projeto para a nossa população é uma alegria. Um dos objetivos da nossa gestão é avançar nas políticas de inclusão e acessibilidade em Água Branca. Por meio dessa parceria com a Foco Smart e o Coegemas, vamos usar a tecnologia para beneficiar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista e garantir a elas o direito ao atendimento prioritário”, completou o prefeito.
Confira a lista de serviços oferecidos pela a Carteira Digital do Autista:
– Acesso a Serviços e Benefícios: a carteira digital facilita o acesso a serviços e benefícios destinados às pessoas autistas, como programas de assistência social, educação especializada e atendimento médico sem necessidade de levar papel consigo, tudo no APP.
– Informações Personalizadas: ela contém informações detalhadas sobre o usuário, como suas necessidades específicas e preferências. Isso ajuda a equipe de atendimento a entender e atender às necessidades da pessoa com TEA de forma mais eficaz.
– Identificação Rápida: em situações de emergência, a carteira digital permite que profissionais de saúde, socorristas e outros prestadores de serviços identifiquem prontamente a pessoa autista, garantindo um atendimento adequado e sensível às suas necessidades usando apenas o Aplicativo que já tá no bolso do responsável e ou do usuário, quando for o caso.
– Apoio à Comunicação: a carteira digital pode incluir recursos de comunicação alternativa, como símbolos ou pictogramas, para facilitar a comunicação com pessoas não verbais ou com dificuldades de comunicação.
– Atualizações Simplificadas: as informações na carteira digital podem ser facilmente atualizadas conforme as necessidades e preferências da pessoa autista evoluem com anuidade do setor da secretaria municipal.