O Procon Municipal de Teresina realizará, nesta sexta-feira (13), a ação “Procon na Comunidade”, que ocorrerá das 8h às 12h, no Instituto Clube Mafrense, localizado na Rua Deodoro Sobral, 6155, no bairro Mafrense, zona Norte da cidade. Além dos serviços do Procon, a iniciativa contará com a participação da Secretaria de Segurança Pública, que fará a emissão gratuita de RG.
Durante o evento, os consumidores terão a oportunidade de apresentar reclamações contra empresas, negociar débitos com cartões de crédito e empréstimos, denunciar negativação indevida no SPC e Serasa, ou ainda resolver questões relacionadas a produtos com defeito, compras pela internet e serviços da Equatorial e Águas de Teresina, entre outros.
Para a coordenadora do Procon Municipal, Tatiara Cunha, a ação promove o acesso à proteção dos direitos dos consumidores, com enfoque especial nas comunidades mais vulneráveis. “Essa atividade é fundamental para garantir maior comodidade no registro de reclamações e fornecer orientações claras sobre os direitos e deveres dos consumidores. Além disso, o Procon na Comunidade desempenha um papel essencial na promoção da justiça social e no fortalecimento das relações de consumo, incentivando práticas mais éticas e responsáveis”, destacou.
Sobre o Procon Municipal de Teresina
O Procon Municipal é responsável por proteger e defender os direitos dos consumidores na esfera individual, com uma taxa de resolutividade de 83%. A sede do órgão está localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), na Rua Manoel Nogueira Lima, 1347, bairro Jóquei, zona Leste de Teresina. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Documentos necessários para os serviços oferecidos
1. Emissão de RG (Obrigatórios):
Certidão de nascimento ou casamento (cópia e original atualizada com selo de verificação, emitida há menos de 10 anos), comprovante de residência (cópia).
CPF (cópia), foto 3×4 atualizada.
Documentos opcionais:
NIT/PIS/PASEP, CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (para homens) e cartão do SUS (cópias).
2. Abertura de reclamação no Procon:
RG, CPF, comprovante de residência, e-mail, número de telefone e documentos que comprovem o direito lesado.
“O evento é uma excelente oportunidade para os moradores do bairro e da região resolverem pendências, obterem orientações e fortalecerem o exercício de seus direitos como consumidores”, afirma a coordenadora do Procon.