Profissionais de serviço social em conversa com imigrantes venezuelanos
A equipe técnica da Divisão de Assistência ao Educando (DAE) da Gerência de Assistência ao Educando (GAE), setor da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou uma visita institucional ao abrigo Casa de Passagem, localizado no bairro Memorare, zona Norte de Teresina. A visita realizada na manhã de hoje (29) buscou apresentar aos abrigados venezuelanos da etnia Warao o trabalho multifuncional da divisão. Participaram da ação a assistente social da DAE/Semec Iolanda Macêdo e a estagiária de Serviço Social Kátia Abreu.
Iolanda destaca que a proposta da divisão é promover maior aproximação da família com a comunidade escolar, visto que a Rede Municipal de Ensino oferta educação para a juventude Warao. “Na oportunidade, explicamos a importância do fortalecimento da relação escola-família na garantia do acesso e permanência das crianças e adolescentes na escola através da atuação da DAE/Semec, que elabora e coordena planos, projetos e programas com esta proposta”, enfatiza.
Durante a visita, foram entregues folders de apresentação da DAE/Semec traduzidos em língua espanhola, natural do povo Warao, como forma de ampliar o acesso à informação de serviços. “O estreitamento dos laços com as famílias é de extrema importância para o planejamento de ações e projetos de assistência, pois devem refletir as necessidades dos envolvidos e, assim, garantir efetividade no trabalho desenvolvido pela Divisão de Assistência ao Educando”, acrescenta Iolanda.
O material leva consigo contatos telefônicos dos Conselhos Tutelares, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Gerências de Ensino Infantil e Fundamental da Semec e mais informações importantes sobre setores e serviços diversos. A visita foi recepcionada pela coordenadora da Casa de Passagem, Gleyciara Lira, e pela assistente social da instituição, Francileide da Silva.
Iolanda destaca como importantes serviços prestados pela DAE à comunidade a busca ativa por estudantes fora da escola, a fim de aumentar a frequência escolar e evitar evasão, e informações sobre atualização do cartão de vacina, como forma de promover também a saúde de estudantes da Rede (inclusive, importantes requisitos para garantir participação em programas sociais, a exemplo do Bolsa Família).
Equipe técnica da Semec