O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), lança o Programa de Ressonância Magnética Itinerante (RM Itinerante). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos exames de imagem de alta complexidade, descentralizando o atendimento e reduzindo o tempo de espera dos pacientes que aguardam pelo procedimento.
A primeira fase do projeto será realizada no município de Bom Jesus, na região da Chapada das Mangabeiras, de 3 de novembro a 5 de dezembro, na Central de Diagnóstico Maria Inez Barjud. Ao todo, serão realizados 17.695 exames de ressonância magnética em todo o estado, contemplando as 12 Regiões de Saúde e os 224 municípios piauienses. Para a Chapada das Mangabeiras, estão previstos 700 procedimentos nesta etapa inicial.

O programa disponibilizará nove tipos de exames de ressonância magnética, abrangendo diferentes regiões do corpo humano, o que garantirá um diagnóstico mais preciso e o direcionamento adequado dos tratamentos. O agendamento será feito por meio do Sistema Regula Piauí, sob responsabilidade das secretarias municipais de saúde. No momento do atendimento, o paciente deverá apresentar RG, CPF, Cartão Nacional de Saúde (SUS) e comprovante de endereço.
De acordo com o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) da Sesapi, Anderson Dantas, o programa representa um importante avanço para o sistema de saúde do estado, ao acelerar o acesso aos exames e reduzir a fila de espera. “O projeto RM Itinerante contemplará inicialmente a Chapada das Mangabeiras e, em seguida, será expandido para as demais regiões. A ação dará vazão aos pacientes que aguardam pelo exame no Regula Piauí. Cada município será responsável por encaminhar e orientar seus pacientes”, destacou.
Na Chapada das Mangabeiras, serão beneficiados os municípios de Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Bom Jesus, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia, Santa Luz, Barreiras do Piauí, Corrente, Cristalândia do Piauí, Gilbués, Júlio Borges, Parnaguá, Riacho Frio, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia e Sebastião Barros.