Com objetivo de conscientizar e prevenir a comunidade escolar em relação à Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Escola Municipal Altina Castelo Branco, localizada na zona Sudeste de Teresina, promoveu uma ação educativa.
Desde o início de abril a unidade de ensino vem trabalhando o Projeto “Dengue, aqui não!”, com o intuito de conhecer e identificar o mosquito transmissor da doença. Saber identificar os sintomas da dengue e a importância da prevenção, com hábitos de higiene ambiental que ajudam a prevenir as doenças causadas pelo Aedes Aegypti foram trabalhados.
O público-alvo foram os alunos do 1º ao 3º ano. Na oportunidade foram apresentadas dicas de como manter a casa limpa, evitar criadouros com o acúmulo de água, colocar areia nos vasos de plantas, não despejar lixo em córregos, uso de repelentes, entre outras medidas de prevenção.
De acordo com a diretora da Escola Municipal Altina Castelo Branco, professora Juliana Araújo, esta é uma ação importante, que visa por meio dos alunos disseminar o conhecimento aos familiares e comunidade, a fim de incentivar cuidados que devem partir de toda população. “Devido ao grande foco da doença que estamos vivendo, é extremamente importante que os nossos estudantes e toda comunidade escolar se conscientize sobre esse problema”, conclui.