[ad_1]
“Você tem sangue de Maria Bonita” foi um dos bordões que marcaram a curta e intensa jornada de Fred Nicácio no Big Brother Brasil 23.
Ele usou a expressão para apoiar uma colega, evidenciando a força da personagem Maria Bonita.
O participante acabou saindo do reality nesta terça-feira (28), mas recebeu uma “homenagem” de Tadeu Schmidt. Ao fazer o discurso de eliminação, o apresentador disse que Fred tinha sangue de Juliano Moreira, de Maria Odília Teixeira e de Karamo Brown.
Você sabe quem foram os personagens citados?
Juliano Moreira
Assim como Fred, Juliano Moreira era um médico negro. Nascido em Salvador em 1872, é considerado por muitos como o pioneiro da Psiquiatria e da Psicanálise no Brasil. FIlho de pais pobres, se formou aos 19 anos e assinou várias teses e doutorados que revolucionaram a ciência brasileira.
Moreira defendeu a ideia de que as doenças mentais tinham como causa fatores físicos e situacionais, e não a mistura de raças, como se acreditava na época. Por várias décadas, a “degenerescência racial” apontava a raça das pessoas como motivo das doenças.
O médico também deixou inúmeras outras contribuições para a área como o estudo da sífilis, que até hoje é uma referência no assunto.
Maria Odília Teixeira
Maria Odília Teixeira foi a primeira médica negra do Brasil. Baiana nascida em 1909, ela também foi a primeira professora negra da Faculdade de Medicina da Bahia e inovou com pesquisas sobre a cirrose.
Filha de um médico de origem de pobre, Maria Odília também repassou a paixão pela profissão. Um filho, dois netos e duas bisnetas decidiram seguir a carreira de medicina.
Ela chegou a enfrentar a ditadura do Estado Novo e, quando seu marido – que havia sido prefeito de Ilhéus – foi preso, ela deixou a carreira para cuidar da família.
Karamo Brown
Karamo foi o primeiro gay negro a participar de um reality show nos Estados Unidos em 2004. Começou na MTV e passou por vários outros programas. Recentemente, em 2018, foi um dos apresentadores da primeira temporada da série “Queer Eye” da Netflix – assim como Nicácio, que estrelou a versão brasileira do reality.
Brown também é um ativista social para as causas de justiça Negra e LGBTQIA+.
Fred Nicácio foi eliminado do BBB 23 com 62,94% dos votos.
Compartilhe: