
O governador Rafael Fonteles exonerou, nesta segunda-feira (1º), sete secretários estaduais para que reassumam seus mandatos na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e possam apresentar emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
Esse processo da volta dos parlamentares será para destinação das emendas a que ele têm direito, e por conta da eleição de 2026 que está logo ai. Vamos ver quem retorna para cargo de secretário.
- Carlos Augusto (MDB) – secretário de Justiça
- Fábio Xavier (PT) – secretário de Agronegócio e Empreendedorismo Rural
- Firmino Paulo (PT) – secretário de Irrigação e Infraestrutura Hídrica
- Flávio Rodrigues Nogueira Júnior (PT) – secretário de Infraestrutura
- Janaínna Marques (PT) – secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico
- Nerinho (PT) – secretário de Defesa Civil
- Simone Pereira de Farias (MDB) – coordenadora de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Com o retorno dos titulares aos cargos parlamentares, os suplentes que vinham ocupando cadeiras na Alepi deixam a Casa. São eles:
- Warton Lacerda (PT)
- Marcus Kalume (PT)
- Oliveira Neto (PT)
- Elisângela Moura (PCdoB)
- Ziza Carvalho (MDB)
- Tiago Vasconcelos (MDB)
- Hélio Rodrigues (PT)
O prazo para apresentação das emendas impositivas foi aberto nesta segunda-feira (1º) e seguirá durante toda a semana. Nesse período, os deputados devem se dedicar à definição das propostas que irão direcionar parte dos recursos do Orçamento de 2026. Cada parlamentar tem direito a indicar até R$ 4 milhões em emendas.
As exonerações fazem parte do rito previsto para que deputados estaduais possam apresentar suas emendas impositivas ao orçamento.Após o envio das propostas, os parlamentares poderão retornar às secretarias.