Problemas no recém-realizado alargamento no entrocamento da cidade de Redenção de Gurgueia, Sul do Piauí, em trecho bastante perigoso e que já fez muitas vitimas na velha conhecida como ‘Rodovia da Morte’, BR-135, não suportou nem a primeira chuva do inverno que se aproxima.
Por falhas no projeto, parte do asfalto do alargamento da rodovia não resistiu à primeira chuva forte do período, mesmo sem laudo técnico é visível à fragilidade e condições do péssimo trabalho realizado neste trecho que compreende a entrada da cidade de Redenção do Gurgueia.
A problemática está exposta e aberta revelando que a obra mal realizada é desfavorável e ainda de difícil resolução os problemas, muitos acidentes ainda acontecem fazendo vítimas fatais e causando prejuízos como o da última semana, quando um caminhão com uma carga de herbicidas tombou e pegou fogo contaminando o meio ambiente.
Pode-se observar nas fotos que a obra tem muitos dos componentes desajustados e fadados ao insucesso, uma das observações é que em determinados trechos não houve acabamento (meio fio), e a chuva causa erosão nas laterais que já começam a romper a beira do asfalto neste trecho por onde passa a enxurrada.
Mais de 40 pessoas já morreram no trecho piauiense da BR-135, em grande parte com a contribuição das péssimas condições da rodovia: relatório da PRF aponta que a estrada é estreita, sem acostamento e conta com graves desníveis que funcionam como armadilhas. Não por acaso, a BR-135 é considerada a pior rodovia federal no Piauí.
O trecho de alargamento da BR-135 que possui 640 km, foi orçado em R$ 350 milhões e previsão de 3 anos para conclusão. Já se passaram mais de 1 ano desde o início das obras e foram realizados pouco mais de 80 km de alargamento.
Os resultados finais da ingerência dependerão das chuvas, que caso aumente poderá agravar-se ainda mais, dependendo se as obras até aqui realizadas estão assim, como o trecho de Redenção do Gurgueia, derretendo apenas com a primeira chuva.