Romeiros celebram Encontro dos Santos em Santa Cruz dos Milagres

Romeiros de várias localidades do Piauí e de outros estados vizinhos peregrinaram com a imagem do santo padroeiro de suas comunidades até o Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres (181 Km de Teresina), para firmar devoção e render graças a Deus pela intercessão dos santos.

A programação do Encontro dos Santos deste ano teve início ainda no sábado a noite (9) com missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a madrugada, houve show de louvor com a banda Mensageiros da Paz, em um palco montado na entrada da cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz dos Milagres – PI. Antes do sol nascer, no domingo (10), a imagem da Santa Cruz saiu da igreja matriz para um momento de oração e início da procissão pelas ruas da cidade até o novo Santuário.

“No sábado tivemos a recitação do Terço da Misericórdia na igreja matriz. Às 19 horas foi celebrada a santa missa com Dom Jacinto Brito e às 21 horas iniciamos a adoração eucaristia até 4 horas da manhã. A adoração foi conduzida e cantada pelos seminaristas da Arquidiocese, que todos os anos participam tanto dos festejos quanto da festa dos santos, em Santa Cruz”, comenta o seminarista da Arquidiocese de Teresina, Yago Waquim,

Durante a celebração da manhã, O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, pediu o empenho dos fiéis para a busca pela santidade. “Só os santos são os amigos de Deus, aqueles que souberam na vida fazer a vontade do Senhor mesmo em meio às suas limitações humanas”, comentou.

A programação da Festa encerrou com missa às 15 horas presidida pelo reitor do Santuário, padre Raniery Alencar.

Estavam presentes ao momento o Prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues e o presidente da AMPAR e prefeito de Lagoa do Piaui, Antonio Neto.

Encontro dos Santos

Com mais de 20 anos de existência, a Romaria do Encontro dos Santos é caracterizada pela condução da imagem do santo padroeiro de cada comunidade conduzida pelos romeiros até o Santuário de Santa Cruz dos Milagres.

Na ocasião, as principais comunidades da Paróquia se encontram e celebram uma grande festa para todos os santos. Nesse ano, participaram as comunidades de São Félix, Buriti do Castelo, Baixa Grande, Aroazes e Prata do Piauí, Lago do Piauí, dentre outras.