A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Rural, está concluindo a recuperação de mais um trecho de estrada de revestimento primário – ou piçarra – na zona rural, interligando o povoado Junco à BR-316. Segundo o superintendente interino da SAAD Rural, Glauco Castro, a estrada vicinal tem extensão de três quilômetros, orçada em R$ 42 mil, e vai beneficiar diretamente cerca de 200 famílias.
A recuperação dessa estrada de revestimento primário, cujo prazo de execução foi estabelecido em 25 dias, está praticamente concluída. É o que informa o superintendente interino da SAAD Rural. “No momento, nós estamos entregando para a população da região sul, da localidade Junco, três quilômetros de revestimento primário, que foram recuperados, obra de determinação do nosso prefeito Dr. Pessoa”, destaca Glauco Castro.
“A população daquele local, que estava com as estradas danificadas, agora está com estradas acessíveis para o trânsito local dessa comunidade”, explica. “A obra está em fase de conclusão, mas o tráfico já está (acontecendo) normalmente àquela comunidade.” O superintendente lembra que a SAAD Rural cuida da manutenção de uma malha em torno de 400 quilômetros de estradas vicinais na zona rural de Teresina. Diz o superintendente: “temos que ter essa manutenção”.
Glauco Castro observa que há necessidades diferenciadas em relação às estradas de revestimento primário. “Em algumas estradas, a manutenção não dá mais, já tem que ser a recuperação em si, fazer nova base. É o que foi feito no Jumbo, essa recuperação, colocando novo material, acrescentando e deixando a locomoção para o pessoal daquela comunidade acessível.”