SAMU 192 celebra 21 anos de existência em Teresina

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), completou 21 anos de funcionamento e, para marcar a data, promoveu uma cerimônia com corte de bolo e homenagens aos profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar. Somente de janeiro a agosto de 2025, o serviço já realizou atendimento a 21.169 pessoas em situações de urgência e emergência.

Entre os casos que marcaram a atuação do SAMU está o do mototaxista Antônio Rufino, de 48 anos. Ele sofreu um grave acidente no bairro Monte Castelo, zona sul da capital, quando um motorista invadiu a preferencial e colidiu com sua motocicleta. Antônio foi socorrido por uma equipe de suporte básico e encaminhado a um hospital particular, com fraturas expostas e lesões graves no joelho.

“Sou um piloto responsável. Fui vítima da imprudência de alguém que ignorou as leis de trânsito. Ainda bem que o SAMU chegou rápido, fez os procedimentos necessários e só saiu do hospital quando eu estava regulado. Não lembro a data nem os nomes, mas sou muito grato pelo atendimento”, relatou.

A presidente da FMS, Dra. Leopoldina Cipriano, destacou que a implantação do serviço representou um avanço significativo na saúde pública da capital. “Na década de 1980, as ambulâncias eram usadas apenas para transferências entre hospitais. Em 1990, surgiu o Programa SOS Teresina, com suporte básico de vida. E em 2004 aderimos ao SAMU, criado pelo Governo Federal, com ambulâncias de suporte básico e avançado”, finalizou.

Segundo a diretora geral do SAMU Teresina, Adélia Oliveira, o serviço tem passado por melhorias estruturais nessa nova gestão. “Recebemos certificação internacional de excelência no atendimento ao AVC, reativamos o projeto Samuzinho, contratamos farmacêutico e modernizamos a linha 192, que passou de analógica para digital, eliminando falhas recorrentes no atendimento, entre outros avanços”, afirmou.

Para acionar o SAMU, a população deve ligar para o número 192. O atendimento começa com os telefonistas, que coletam informações como endereço e tipo de ocorrência. Em seguida, a chamada é encaminhada ao médico regulador, que avalia a situação e define o tipo de resposta: ambulância de suporte básico, avançado, motolância ou orientação médica. Atualmente, a frota é composta por oito ambulâncias de suporte básico, três de suporte avançado e quatro motolâncias.

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