O município de São Raimundo Nonato registrou até a noite de ontem, 06/05, a marca de 14 pacientes recuperados do novo coronavírus, este número representa quase 50% de cura dos 30 pacientes infectados pela doença. Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde através de Boletim Epidemiológico até as 19 horas desta quarta-feira.
Depois de um crescimento acelerado, São Raimundo Nonato segue tendência de estabilização no número de casos confirmados. Antes, segundo município com o maior número de casos, hoje, caiu para a quarta posição, ficando atrás da capital Teresina e dos município de Parnaíba e Picos.
Além da boa notícia da estabilização no número de casos e achatamento da curva de crescimento, o número de curados cresce a cada dia, dando esperança e fortalecimento de fé na população. É o município com a maior porcentagem de curados até o momento em todo o Estado do Piauí.
Pacientes recuperados tem garantia de imunidade?
Os números de pessoas que se recuperaram da Covid-19 é importante para entendermos a evolução da doença, mas ainda não explica uma dúvida comum entre pesquisadores e especialistas: passar pela doença garante anticorpos, ou uma imunidade, contra o vírus no futuro?
E, se garantir os anticorpos, por quanto tempo eles serão capazes de proteger o corpo contra esse vírus? Meses, anos? Essas são perguntas para as quais ainda não há respostas certas ou diretas.
Conforme lembra o médico imunologista Marcello Bossois, ainda não se sabe também se o vírus pode ficar em estado de latência no organismo humano, como é o caso também da catapora.
“O vírus fica no organismo e pode se manifestar mais tarde como herpes-zóster. Mas também tem a hipótese de o vírus estar em mutação e, apesar de produzir os anticorpos de memória, eles não seriam suficientes para proteger de outras mutações”, explica o médico, que reforça que boa parte das informações relacionadas ao novo coronavírus são hipóteses, e não consenso.
Por Luan Ribeiro