A pandemia não tem permitido que o Parque Lagoas do Norte realize os grandes eventos que ocorriam, como a festa junina, as competições esportivas e as colônias de férias. Mas, aos poucos, o ambiente aberto, ao ar livre, tem sido palco para ações simples mas de forte impacto na vida da comunidade. Nesta semana em que se comemora o meio ambiente, a equipe reuniu 28 crianças em dois dias e propôs diversas atividades e brincadeiras com o objetivo de incentivar a preservação da fauna e flora, o cuidado com o lixo e a compreensão da natureza.
No cineminha ambiental aliado ao mural do conhecimento, eles puderam aprender mais sobre o tratamento do lixo e o conceito construtivo sobre meio ambiente e a produção do lixo pela comunidade. Já na galeria de arte montada pelos pequenos, eles compreenderam mais sobre a natureza, através de desenhos e garatujas. Os jogos ensinaram sobre saúde ambiental. E a parte mais divertida, o Arraiá Ambiental, eles puderam se divertir aprendendo que juntos podem construir uma comunidade mais solidária e saudável para o meio ambiente.
“Tivemos dois dias de atividades voltadas para a educação ambiental, celebrando a semana do meio ambiente no nosso parque. Essas atividades são muito importantes porque a formação das crianças é que pode garantir, no futuro, uma comunidade mais preocupada com a qualidade do espaço em que vive, com a preservação. E eles se tornam multiplicadores em suas famílias, nas escolas”, afirma Márcia Alencar, educadora ambiental do Programa Lagoas do Norte.
Em cada dia de atividade, 14 crianças participaram. A equipa garantiu que todas as medidas sanitárias fossem adotadas para que as crianças pudessem brincar, se divertir e aprender com segurança.