[ad_1]
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) promove, nesta quinta-feira, (9), no auditório da secretaria, a capacitação sobre Prestação de Contas das Parcerias da Semcaspi para as entidades parceiras. A iniciativa tem como objetivo orientar, sanar dúvidas e padronizar as formas de realizar a prestação de contas.
A capacitação foi ministrada pela analista de prestação de contas, Sandra Helena Oliveira, que falou da importância da prestação de contas e a forma adequada, com as informações devidas, a serem apresentadas.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a capacitação à quem presta serviços de assistência social em Teresina tem sido uma das solicitações atendidas.
“Capacitar os nossos servidores e as entidades parceiras, é uma determinação do prefeito Dr. Pessoa. Temos promovido capacitação com conselheiros tutelares, com cadastradores do Cadúnico. E agora, está acontecendo, de forma inédita, com as entidades parceiras. Uma das demandas de representantes das instituições parceiras é a dificuldade de fazer a prestação de contas. Eles seguindo o padrão solicitado e compreendendo o que é importante constar, agiliza toda a sistemática”, explicou.
Para Bento da Silva, representante da Associação Palotina para Educação e Cidadania, a capacitação vai ajudar as entidades a compreender o que é preciso informar e como deve ser feito, a fim de entregar a prestação de contas em tempo hábil.
“É importante porque a gente vai entender de fato como deve ser feito. Há uma diferença do que está no papel, as orientações do texto, e de ter alguém que explique aquele texto, dizendo nos pormenores o que significa, como se deve realmente fazer a coisa certa. Até porque se estiver algo incorreto, a prestação é devolvida para a correção. Este momento de formação é propício para que a gente possa alinhar o que o decreto preconiza e para que a gente possa ganhar tempo”, ressaltou.
Sandra Helena Oliveira, analista de prestação de contas da gerência de fundos da Semcaspi e palestrante da solenidade, explica os principais objetivos da capacitação para os profissionais que trabalham em associações parceiras da Semcaspi.
“Hoje é o encontro de capacitação entre as entidades da organização da sociedade civil que possuem parcerias com a Semcaspi, esse encontro serve para alinhar o conhecimento ao decreto, as normas que regem a prestação de contas e a boa prática na gestão e execução dos projetos nas comunidades. O ponto principal da palestra é levar capacitação para quem executa os trabalhos tanto da normal, como o fluxo de trabalho do protocolo que devem seguir para otimizar o recurso e executar o serviço com transferência”, explica.
[ad_2]