A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), o Seminário de Avaliação e Planejamento dos anos de 2024 e 2025. O evento ocorreu no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e reuniu gestores, trabalhadores da rede de assistência social e controle social do município.
O seminário teve como objetivo avaliar as ações realizadas pela secretaria ao longo de 2024, destacando os avanços alcançados e os desafios enfrentados, além de traçar estratégias e metas para 2025. Durante o encontro, foram apresentados dados sobre os programas e serviços ofertados, bem como propostas para ampliar e aprimorar o atendimento à população.
De acordo com a secretária da Semcaspi, Socorro Bento, o momento reforça o compromisso da secretaria com a transparência, eficiência e qualidade dos serviços prestados.
“Este seminário é uma oportunidade para que todos aqueles que fazem parte da Semcaspi avaliar as ações da política pública de assistência em Teresina e refletir sobre nosso trabalho, celebrarmos os avanços e ajustarmos o que for necessário para atender às demandas da população de forma ainda mais eficaz. Momento também para planejar o ano que vem para que metas que não foram alcançadas sejam alcançadas”, conta.
Ronan Carvalho, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), destacou a importância do seminário para avaliar as ações realizadas, identificando dificuldades e planejando soluções para os desafios enfrentados na assistência social.
“É preciso que após o final de uma gestão, entendamos o que foi feito, as dificuldades encontradas, apresentando os desafios enfrentados e como podemos alcançar um melhor resultado. O foco maior da política de assistência social é o usuário, e, para isso, é necessário avaliar toda a gestão e desenvolver novas políticas com a participação de todos os entes que compõem a assistência. Apesar dos avanços na mobilização, ainda é preciso que alguns órgãos gestores participem mais do conselho, que é um órgão muito importante para a política de assistência social”, destaca.
Participação da equipe transição
A equipe transição marcou presença no Seminário de Avaliação e Planejamento, representada por Luiziane Esperança, em nome de Eliane Nogueira. Luiziane destacou a importância do evento como um marco para a política de assistência social.
“É uma legítima prestação de contas da política de assistência social. Parabenizamos todos os conselheiros, trabalhadores, usuários e a sociedade civil, porque é uma conquista da Semcaspi, a única secretaria que promove esse tipo de evento, reunindo todos os atores da assistência social. As metas discutidas aqui devem ser vistas pela nova equipe com muita responsabilidade, seguindo um rito genuíno para tudo que foi debatido. É um momento de grande importância e respeito”, ressalta.