A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Políticas Integradas (GPI), realizou na manhã deste sábado, (17), no Povoado Cajaíba, no bairro Cacimba Velha, zona Rural, uma ação de cidadania com os serviços dos CRAS. A iniciativa teve como objetivo atender cerca de 200 famílias que vivem na região.
Dentre os serviços ofertados na ação de cidadania, estão: emissão do Passe Livre; atualização e inserção no Cadastro Único; e ações do Programa Criança Feliz, como pinturas e jogos educativos.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o principal objetivo das ações de cidadania é descentralizar os serviços das unidades e levar em espaços públicos para a população.
“A gente levou para a zona Rural Leste da cidade alguns serviços dos CRAS, no sentido de estar oferecendo aos usuários conforto, prioridade e mais atenção, principalmente, por se tratar de regiões mais distantes do Centro. A gente percebe a carência e a necessidade das famílias e os serviços oferecidos depende da demanda e das solicitações das famílias. Tudo foi possível pela determinação e força de vontade da nossa equipe”, ressaltou.
Para o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ações sociais como esta, possibilita o acesso aos serviços públicos municipais, principalmente de famílias que vivem em regiões mais distantes dos órgãos públicos.
“É uma ação social de extrema relevância e estamos atendendo, dentre outros pedidos, os serviços descentralizados. É a primeira vez que a região recebe eventos como esse e estamos satisfeitos em poder atender essas famílias. Eu tenho essa sensibilidade pelas pessoas de modo geral, mas principalmente, para aqueles que vivem na zona Rural, que têm muitas dificuldades de ter acesso aos serviços públicos e todas as políticas públicas”, destacou.
Vitória Régia Freitas, presidente da Associação de Moradores do Povoado Cajaíba, explica que as famílias que vivem nas zonas rurais ainda enfrentam muitas dificuldades e eventos como esses dão a visibilidade que as famílias necessitam.
“A gente sabe da dificuldade que vivenciamos em relação a distância daqui para a cidade. Temos a dificuldade de transporte e também de tempo, ao longo da semana, para irmos aos órgãos públicos que precisamos. Ações de cidadania na nossa região é importante porque facilita a vida das pessoas aqui e com certeza impacta diretamente 65 famílias em quatro loteamentos. Além das regiões adjacentes. Assim, mais de 200 famílias são beneficiadas com iniciativas como essa”, comentou.
MELHORIAS PARA ZONAS RURAIS
Célia Miranda é moradora do bairro Cacimba Velha e relata que procurou a ação para atualizar as informações do Cadastro Único, de forma antecipada e para evitar futuros bloqueios do Bolsa Família.
“Viver na zona Rural é bom pela tranquilidade e pela vida no campo, no entanto, enfrentamos dificuldades porque tudo é distante daqui. O Cras fica longe daqui e nem todo mundo tem condição de pagar um transporte para resolver esses problemas. Hoje, o serviço veio até nós e facilitou demais. Fiquei muito feliz de conseguir atualizar sem dificuldades”, falou.