A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), divulgou um relatório de atividades realizadas voltadas para a área do turismo da capital referente ao período de janeiro a agosto de 2023.
Ao todo foram dezenas de atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2023, com impactos positivos em relação ao fluxo e a receita turística do mesmo período do ano anterior.
Em comparação ao primeiro semestre de 2022, o fluxo turístico cresceu 29,7%, o que reflete na receita turística gerada que em comparação ao período de avaliação anterior cresceu 69,8%, um aumento significativo.
O secretário da SEMDEC, Iran Felinto, destacou a importância da prefeitura e os principais pontos para o aumento desses números. “Em função desse apoio que recebemos da Prefeitura, por meio da possibilidade da SEMDEC representar Teresina em grandes eventos nacionais, temos trabalhado em duas linhas de frente, uma delas é a captação de fluxo através da conquista de operadores de turismo e agências de viagens que comercializam pacotes turísticos, e a outra é a própria preparação do produto turístico, a melhoria de praças, de monumentos, a mobilidade urbana, uma série de melhorias que tem ajudado para que o fluxo turístico tenha crescido nesse período”, pontuou o gestor.
O coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros, ressaltou a estratégia adotada pela prefeitura neste ano de 2023. “O Secretário, Iran Felinto, tem redirecionado desde o início de sua gestão, por meio da coordenação de turismo, o desenvolvimento turístico através da captação de fluxo e do reforço de eventos locais, para a atração de eventos nacionais para virem a Teresina, essas atividades contribuem muito para a injeção de moeda nova na economia local e também para a circulação da moeda de Teresina, o que consequentemente gera emprego e renda para a população, e essa estratégia reflete quando sai dados do primeiro semestre e mostra que Teresina é a capital do nordeste que mais gerou empregos, um reflexo direto do aumento do fluxo turístico”, concluiu o coordenador.
Relatório de atividades de turismo realizadas no primeiro semestre de 2023