A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou, nesta quarta-feira (24), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), localizado na zona Norte de Teresina, a análise dos resultados das avaliações desenvolvidas pela Rede Municipal nas unidades de ensino. Participaram do encontro a equipe da coordenação Pedagógica, coordenação de Alfabetização, gerência de Ensino Fundamental, gerência de Gestão e demais técnicos da Secretaria.
A coordenadora de avaliação da Semec, Sarah Carvalho, explica que a análise dos resultados ocorre a partir da comparação do desempenho obtido pelos estudantes nas avaliações da Rede do final de 2023 e os resultados diagnósticos deste ano. “Com esse estudo, junto às equipes de técnicos da Semec, podemos pensar e realizar estratégias para melhorar ainda mais o ensino e aprendizado dos alunos. Já está no período de aplicação das provas da Rede e estamos trabalhando em prol dos resultados do primeiro bimestre letivo”, esclarece.
Ao longo de cada ano letivo, a Semec realiza avaliações com turmas do Ensino Infantil e Fundamental a fim de acompanhar o nível de aprendizagem dos estudantes e proporcionar o desenvolvimento de estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem eficazes para os alunos.
São realizadas provas de língua portuguesa e matemática para discentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, avaliações de leitura e escrita para estudantes de 2º Período da Educação Infantil e provas de escrita para alunos do 1º Período. Além disso, são trabalhadas com as turmas do 4º, 6º e 8º ano do Ensino Fundamental as avaliações da Rede das disciplinas de geografia, história, ciências, educação física e arte, assim como simulados para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“Observamos uma evolução dos resultados em relação a 2023. Vemos os níveis e os padrões de desempenho crescentes este ano. Buscamos trabalhar junto a direção e corpo pedagógico das unidades de ensino e técnicos da Semec, para impulsionar o desempenho dos estudantes e conquistar resultados ainda mais positivos”, conclui Sarah Carvalho.