O Dia do Professor é celebrado no dia 15 de outubro. A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), homenageia esse profissional que desempenha papel essencial na sociedade. Na Rede Municipal de Educação a valorização do professor não se reflete apenas na questão salarial, mas no aprimoramento contínuo oferecido por meio de programas de formação continuada e por meio de promoção e progressão no plano de cargos e carreira do magistério.
“A data é o momento oportuno para expressar o reconhecimento e gratidão pelo trabalho incansável e pela dedicação de cada um que faz a Rede ser a excelência que é. Ser professor é muito mais do que uma profissão, é uma missão. É formar vidas, inspirar sonhos e abrir caminhos. Cada aluno que aprende, cada vida que se transforma, cada futuro que se constrói passa pelas mãos de um professor”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes.
A Rede Municipal de Educação de Teresina tem a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as capitais do País. E o professor tem papel primordial nesta conquista. O Ideb é um indicador que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam os melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxas de aprovação e proficiência nas avaliações.
“Não posso deixar de mencionar que foi nesta gestão que o professor e o pedagogo tiveram o reconhecimento merecido com progressões, promoções e mudanças de níveis, que foram relegadas por anos. As distorções foram corrigidas e centenas de professores passaram a ter seu direito garantido do Tempo Integral Definitivo (TID). Além disso, Teresina tem um dos melhores salários do Brasil, acima do piso nacional”, comenta Ximenes.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Semec, parabeniza todos os professores, assim como agradece às famílias que acreditam na boa educação que seus filhos recebem nas 321 unidades de ensino da capital.