Nesta quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte da capital, o 2º Encontro de Pedagogas(os) da Rede Pública Municipal de Educação de Teresina. Participaram do encontro pedagogos e o apoio pedagógico da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede, assim como os técnicos da Semec.
A pedagoga e uma das organizadoras do evento, Marandreia Sousa, explica que o intuito do encontro é capacitar os profissionais de educação sobre a violação de direitos das crianças e adolescentes. “Queremos fortalecer a prevenção e incentivar os educadores da Rede a replicarem o que foi aprendido nas unidades de ensino, garantindo os direitos de todos os jovens”, esclarece.
Com a temática “Faça Bonito: Prevenção e Enfrentamento das Violações de Direitos Contra Crianças e Adolescentes nas Escolas da Rede Municipal de Teresina”, o encontro foi mediado por profissionais da Casa de Zabelê/ASA, que prestam serviços a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa ocorreu pela manhã e durante a tarde e, na ocasião, os participantes foram divididos em salas de acordo com a zona na qual a unidade de ensino se localiza. Durante o encontro, foram realizadas dinâmicas, rodas de conversa e relatos de experiências. Além disso, foi explicado aos pedagogos e ao apoio pedagógico as terminologias e a caracterização dos tipos de violação de direitos contra as crianças e adolescentes. Os participantes ainda receberam cartilhas com orientações sobre como agir em caso de violência.
“Nossa formação buscou explicar os tipos de violência e a identificação de sinais de violação. Também discutimos os mitos e verdades em torno das violências para intensificar a prevenção contra esse tipo de situação no ambiente escolar e familiar”, comenta o educador social da Casa de Zabelê, Márcio Melo.
A pedagoga do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Madre Teresa de Calcutá, Clara de Assis, conta que o encontro foi importante para auxiliar a direção e o corpo docente das unidades de ensino na prevenção da violência contra os jovens. “Adquirimos novos conhecimentos sobre a questão da violação de direitos no ambiente doméstico, escolar e digital. Entendemos as definições e formas de violência. Isso nos ajudou a desenvolver um olhar ainda mais atento quanto a esse assunto”, finaliza.