A Secretaria Municipal de Educação (Semec) encerra nesta segunda-feira (15), as reuniões com os diretores de escolas, para apresentação das diretrizes adotadas para o retorno às aulas na Rede Municipal de Teresina. Os gestores participaram das discussões divididos por zona de atuação, contemplando todas as 317 unidades de ensino.
A secretária executiva de Ensino, professora Valtéria Alvarenga, apresentou o planejamento construído pela equipe da Semec e aprovado por diversos órgãos ligados à segurança sanitária. O Centro de Operações Emergenciais (COE) e o Conselho Municipal de Educação estão entre as entidades que deram parecer favorável para a retomada no formato híbrido.
A Semec retorna com às aulas no próximo dia 1° de março, no formato hibrido para os alunos do 2°, 5° e 9° ano, alternando entre aulas presenciais e remotas. Os demais alunos continuarão com as aulas remotas. “O retorno às aulas foi decido com a participação de várias autoridades. A secretária procurou ouvir representantes de vários setores, principalmente, profissionais que lidam com vidas, dentre eles, médicos infectologistas. Estamos tomando todos os cuidados recomendados pela Vigilância Sanitária. Além disso, a formação que estamos concluindo hoje, teve como um de suas pautas, a discussão sobre o protocolo a ser seguido”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso.
O secretário disse aos diretores que toda a Semec está compromissada em retornar com muita responsabilidade. “Vivemos momentos bem difíceis, onde cada um de nós tem o compromisso de lutar por sua vida e pela do seu próximo. A cada dia temos um novo desafio e uma nova conquista a ser alcançada. A saúde de nossas crianças depende de todos, de forma integrada. Estamos sempre abertos para o diálogo, por que assim, alcançamos um melhor desempenho de nossas funções. Temos o compromisso de buscar sempre o melhor”, enfatiza Nouga.
A professora Valtéria Alvarenga apresentou aos gestores o calendário escolar para o ano de 2021, com o cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas para as Unidades de Ensino de tempo parcial, e 1.400 horas, para as escolas de tempo integral.