O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Joffre do Rego Castelo Branco, localizado na zona Norte de Teresina, recebeu nessa quinta-feira (24), uma campanha de vacinação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite (24/10). A ação, realizada em parceria com a Fundação Municipal de Saúde(FMS) e Rotary Clube, teve como objetivo principal a prevenção da paralisia infantil. Além disso, foi realizada a aplicação de outras vacinas e vitaminas essenciais para a saúde da criança.
As vacinas administradas durante o evento incluíram VIP (Vacina Inativada contra a Poliomielite), Meningo C, Penta, Tetra Viral, Pneumo 10, VTV (Vacina Tríplice Viral) e DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), além de vitamina A. Os alunos apresentaram o cartão de vacina e as autorizações dos responsáveis.
A secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio, ressaltou a importância da vacinação. “Vacinar é proteger nossas crianças e garantir um futuro mais saudável para a nossa sociedade. A poliomielite é uma doença que podemos evitar através da vacinação, e é fundamental que todos os responsáveis estejam atentos ao calendário vacinal de seus filhos”, destacou. A poliomielite é uma doença infecciosa, paralisante e potencialmente mortal que afeta mais comumente crianças menores de cinco anos. O vírus passa de pessoa para pessoa, normalmente pela água contaminada, podendo atacar o sistema nervoso.
O Rotary trabalha para erradicar a poliomielite há mais de 35 anos e o alcance do objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca. A vacinação contou também com a participação do secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, professores e pais de alunos. A técnica de enfermagem da FMS, responsável pela aplicação das vacinas e vitaminas, foi Sandra Costa, acompanhada pelo enfermeiro Harryson Kleyn, que coordenou a atividade.