Semec inicia Projetos Alfabetiza Teresina 2024

Alfabetizar todos os alunos do Ciclo de Alfabetização (2° Período ao 2° ano do Ensino Fundamental), garantindo o direito fundamental dos estudantes a ler e a escrever. Este é o objetivo do Projeto Alfabetiza Teresina, da Prefeitura da capital, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em regime de colaboração com as unidades de ensino. Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) já se preparam para dar início aos projetos de leitura deste ano.

O CMEI Joel Mendes, por exemplo, promove o lançamento do projeto de leitura “Livros: um tesouro encantado”, na próxima sexta-feira (12), às 8 horas, no pátio da unidade educacional. É o segundo ano da edição do projeto que, em 2023, teve sua culminância durante o Piquenique no Parque, com a apresentação do musical “O Mágico de Oz”.

“A educação infantil proporciona vivências significativas para as crianças, em relação a música, a dança, ao teatro, a literatura, e nós levamos todas essas experiências para serem trabalhadas em conjunto neste projeto. As atividades têm proporcionado o despertar pelo gosto de ler das crianças e suas famílias que participam ativamente do Projeto. Além de ampliar o universo literário de cada nível (creche e pré-escola)”, explica a diretora do CMEI Joel Mendes, professora Fabiana Cruz.

A Escola Municipal Poeta da Costa e Silva, realiza, nos dias 18 e 19/04, com alunos do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, a abertura do projeto “Sou um poeta, leio e escrevo o meu mundo”. O diretor-adjunto, professor José Monoel, conta que o evento terá a presença dos pais e da coordenação do projeto Alfabetiza Teresina.

“Teremos algumas apresentações das nossas crianças, como recital de poesias, encenações e coreografias. Na oportunidade, apresentaremos a objetividade do nosso projeto, bem como a solicitação do apoio necessário da família”, diz José Manoel.

O sucesso do Projeto Alfabetiza Teresina, implementado há seis anos na Rede Municipal de Educação, reflete a consolidação do processo de ensino e aprendizagem na efetivação da alfabetização, desenvolvimento da prática leitora e da escrita ao demonstrar a progressão dos alunos.