Semec promove Audiência Pública da Agricultura Familiar

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou, nesta sexta-feira (28), no auditório da Semec, uma Audiência Pública a fim de discutir sobre a Chamada Pública que visa adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar para o ano letivo de 2025.

No encontro foram esclarecidas as dúvidas sobre o lançamento do edital da Chamada Pública e a relevância do papel da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também foi abordada a importância da atualização e submissão das documentações necessárias para a participação da Chamada pública e a logística de entrega dos produtos da agricultura familiar.

O evento contou com a participação do secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, da secretária executiva de Gestão, professora Edileusa Sampaio, membros da Comissão da Chamada Pública da Agricultura Familiar, equipe técnica da Semec e agricultores locais interessados em fornecer gêneros da agricultura familiar para a Prefeitura de Teresina.

Reinaldo Ximenes destaca que, mais do que garantir uma alimentação de excelência para os alunos, os alimentos adquiridos proporcionarão uma merenda escolar rica em nutrientes. “Com essa Chamada Pública, buscamos apoiar o pequeno produtor rural, bem como trazer alternativas compatíveis com o paladar das crianças. São legumes, verduras e frutas de qualidade que passam por uma análise minuciosa até chegar ao refeitório das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)”, enfatiza.

O procedimento é realizado por uma Comissão Especial e busca grupos formais e grupos informais de agricultores familiares, bem como fornecedores individuais. Os alimentos da agricultura familiar serão ofertados aos alunos regularmente matriculados nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina, das entidades conveniadas e filantrópicas.

Além disso, os gêneros alimentícios enriquecerão o cardápio elaborado pelas nutricionistas da Semec de acordo com a faixa etária dos alunos e seguindo as recomendações do PNAE. A Chamada Pública, além de contribuir para a valorização da produção, fortalece a economia local ao incentivar a participação de grupos formais, informais e fornecedores individuais.