Nesta quarta-feira (26), a Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), realizou uma reunião para alinhar a reativação do sistema do SIMAPP – Sistema de Monitoramento e Ações, Projetos e Programa da Prefeitura de Teresina.
O SIMAPP tem como objetivo acompanhar todas as atividades da Prefeitura, permitindo que as secretarias alimentem dados sobre ações, orçamentos, execuções e obras. Desde 2021, o sistema não era atualizado.
Neste primeiro momento, o foco da reativação do sistema será as atualizações sobre execução de obras da Prefeitura iniciadas em 2024 e as programadas para 2025. A reunião de hoje contou com a participação de técnicos indicados pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).
“A reativação do SIMAPP, através da atualização das informações das obras, é um passo essencial para organizar, coordenar e dar visibilidade às ações da Prefeitura. O cidadão terá acesso direto a tudo que envolve as obras, fortalecendo a gestão e a transparência. Fizemos hoje esse treinamento com técnicos para que a atualização inicie o quanto antes”, ressalta Daniel Pereira, secretário executivo da Seplag.
SIMAPP versão 3.0
A Prefeitura de Teresina está desenvolvendo o SIMAPP versão 3, que terá uma finalidade ainda mais ampla, permitindo um acompanhamento geral das atividades da administração municipal.
Com essa nova versão, a expectativa é que o sistema se torne uma ferramenta ainda mais eficaz para a gestão pública, promovendo maior transparência e participação cidadã.
A Semplan realizará treinamentos regulares para garantir que todos os envolvidos na operação do sistema estejam capacitados e prontos para utilizar a ferramenta de forma eficaz.
“A reativação do SIMAPP e a criação de sua nova versão refletem o compromisso da Prefeitura em melhorar a comunicação com a população e assegurar que todos tenham acesso às informações sobre o uso dos recursos públicos”, destaca o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Marco Antônio Ayres.