A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Divisão de Assistência ao Educando (DAE), realiza nas unidades da Rede Pública de Ensino de Teresina diversas ações de Serviço Social. As articulações para atendimento deste ano estão sendo realizadas.
Nesta semana, a assistente social da Semec, Magali de Castro, esteve na Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense para dialogar sobre cada situação e orientar os procedimentos necessários, além de elaborar propostas de intervenção como palestras, reunião com os pais, plantão social e visita domiciliar.
“Antes dessa visita a escola já havia ocorrido duas reuniões com a direção escolar, uma da assistente social Soraia Duarte e outra do psicólogo Charles Nogueira, do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE) da Escola Municipal Mocambinho. Eu fui para alinhar as propostas”, explica Magali.
Uma das ações do(a) assistente social na Divisão de Assistência ao Educando é articular junto às escolas o acompanhamento das situações/demandas que a gestão identifica e que precisa de acompanhamento ou intervenção.
“Sendo assim, fazemos a identificação das demandas, reunião com o diretor(a) para alinhar as estratégias de acompanhamento e/ou intervenção e execução do proposto, que pode ser reunião com os responsáveis, palestras, escuta qualificada com os alunos, visita domiciliar, visita aos serviços que existem em Teresina, encaminhamentos aos órgãos do sistema de garantia de direitos, dentre outros”, conclui Magali.