[ad_1]
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria da Unidade de Planejamento (DUP) e a Beneficência Portuguesa (BP), realizam nesta terça (06) e quarta feira (07), mais uma etapa do Planejamento Regional Integrado (PRI) para alinhamento das ações referentes à fase 04 do Projeto Regionalização: Organização da Rede de Atenção à Saúde e proposta de elaboração de Parametrização e Programação para Ações e Serviços em Saúde nas Macrorregiões.
Nesta fase estão reunidos os integrantes do Grupo Condutor Estadual do projeto: Conselho Estadual de Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado (Cosems), NESPI da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Ministério da Saúde, os representantes das redes de Atenção à Saúde (Rede de Urgências e Emergências), Coordenação da Pessoa com Deficiência, Saúde Mental e Rede Materno Infantil e os Coordenadores da Comissão Intergestores Regional (CIR).
“Esta é mais uma etapa que está dando continuidade ao PRI, que vem sendo executado desde 2021, e visa fortalecer a saúde do Piauí, de forma macrorregional. Já tivemos etapas anteriores, que percorremos as quatro macrorregiões identificando os problemas, e elaboramos um trabalho de consolidação dos macroproblemas e prioridades sanitárias. E nesta fase, vamos modelar a rede de atenção à saúde a partir da identificação da capacidade instalada das macrorregiões de saúde, para que se tenha a elaboração de uma proposta de parametrização e programação de ações e serviços de saúde para as macrorregiões do Estado.”, pontuou Clécio Lopes, gerente de Planejamento da Sesapi.
Nestes dois dias, serão realizados o nivelamento conceitual do Desenho da Rede de Atenção à Saúde (RAS), discussão e validação dos instrumentos de coleta de dados da capacidade instalada pelos municípios e apresentação do Plano de Ação da fase 4 do Projeto Regionalização.
“Esta ação é de grande importância para a saúde pública do Piauí, pois conseguimos reunir todos os atores envolvidos no processo de melhorias da saúde pública do estado, ouvindo a experiência de cada um para formação de um projeto, que futuramente trará benefícios à população”, destacou, Jeferson Campelo, superintendente de Gestão da Administração da Sesapi.
O Planejamento Regional Integrado (PRI) é parte do processo de planejamento regionalizado do Sistema Único de Saúde, que visa promover a equidade e contribuir para a organização regional dos serviços e ações de saúde.
[ad_2]