SMPM dá início a campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher em Teresina

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), deu início à campanha 21 dias pelo fim da violência contra a mulher. A campanha acontece anualmente em mais de 160 países e tem como objetivo conscientizar a sociedade civil e combater a violência doméstica.

Esse ano a SMPM programou uma série de atividades que irão acontecer durante esses 21 dias. Elas incluem rodas de conversa nos serviços Florescer, abertos a toda a população, bate-papo com empresas que participaram do prêmio Teresa Cristina, além de mobilização digital.

Estão programadas cerca de cinco rodas de conversas para acontecerem semanalmente durante a campanha dentro das cinco unidades do serviço Florescer (Norte 1, Norte 2, Sul, Sudeste e Salobro), todas abertas ao público. Além disso, ocorrerão visitas a empresas para ampliar sobre a violência contra a mulher, com enfoque especial na campanha Laço Branco.

A Assistente Social da SMPM, Caroline Leal, explica a dinâmica das rodas de conversa desenvolvidas pela SMPM no serviço Florescer. ” Os 21 dias de ativismo são um período em que a sociedade é chamada para refletir, se mobilizar, criar estratégias contra todo tipo de violência de gênero. Acreditamos que as rodas de conversa funcionam como uma excelente estratégia, tendo em vista que é uma metodologia participativa, onde as participantes têm espaço para expor e refletir sobre suas vivências; possibilitando a desconstrução de vários mitos que, ainda, estão em torno da violência.”, completou ela.

A Secretária da SMPM, Karla Berger, destaca a importância da campanha para o combate a violência em Teresina. ” Essa campanha é mais um dos mecanismos que usamos para dar continuidade ao combate a violência doméstica. Os 21 dias nos ajudam a intensificar esse trabalho de formiguinha, de acessar mais espaços e de mostrar que essa é uma luta importante e que merece destaque não só durante esses dias, mas o ano todo.”, completou ela.

A campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência doméstica começou no dia 20 de novembro dia da consciência negra e termina no dia 10 de dezembro, dia internacional dos direitos humanos. Durante todos esses dias a SMPM irá realizar ações de enfrentamento a violência doméstica.